CNBC

CNBCValor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues

Notícias do Brasil

EXCLUSIVO: Leandro Zat detalha impacto da Rota Sustentável COP30 e dos biocombustíveis no Brasil

Publicado 30/10/2025 • 12:38 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A "Rota Sustentável", iniciativa da Mercedes-Benz e Be8, chega a Brasília nesta quinta-feira com quatro veículos movidos a biocombustíveis, em trajeto rumo à COP30.
  • O vice-presidente da Be8, Leandro Zatti, afirmou que o Brasil é responsável por cerca de 25% da produção mundial de biocombustíveis e pode gerar até 13 vezes mais vantagens com a matriz renovável.
  • A caravana, que começou em 20 de outubro, monitora as emissões e o desempenho de dois veículos com Bivante 100% puro, e dois com mistura de diesel e 15% de biodiesel.

Chegaram nesta quinta-feira a Brasília dois ônibus e dois caminhões da Mercedes-Benz movidos a biocombustíveis renováveis que saíram de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, rumo a Belém, onde participarão da COP30. O Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, em entrevista exclusiva com Leandro Zat, vice-presidente da Be8, apurou detalhes da iniciativa e seu impacto na economia e na agenda de descarbonização.

Zatti lembra que a Rota Sustentável teve início em 20 de outubro e já passou por eventos estratégicos, incluindo a fábrica da Mercedes em São Bernardo do Campo. A iniciativa conecta todos os elos do ecossistema de biocombustíveis, desde a produção agrícola até o uso final nos veículos, mostrando o potencial econômico e ambiental dessa matriz energética.

Na caravana, dois veículos utilizam Bivante 100% puro, e outros dois operam com mistura de diesel fóssil e 15% de biodiesel (B15). Durante o trajeto, haverá monitoramento das emissões de CO₂ e gases de efeito estufa, avaliando o impacto dos biocombustíveis na redução de emissões e na agenda de descarbonização do país.

Saiba mais:

Rota Sustentável COP30: ‘Biocombustíveis são alternativa viável e mais barata que elétricos’, diz Renato Romio

Zatti destacou que o uso de biocombustíveis não exige alterações nos veículos e que toda a cadeia produtiva — do agricultor à indústria de transformação — gera valor econômico e contribui para o desenvolvimento sustentável. “O impacto vai além do produto final, fortalecendo a produção de alimentos e fomentando energias renováveis”, afirmou.

O Brasil é responsável por cerca de 25% da produção mundial de biocombustíveis, liderando o mercado internacional em etanol e biodiesel. De acordo com Zatti, o Be8 Bivante pode trazer até 13 vezes mais vantagens em comparação à matriz fóssil, reforçando a posição do país como referência em inovação sustentável.

A Rota Sustentável seguirá até 4 de novembro, demonstrando ao público e ao setor público a importância da transição energética e o potencial brasileiro na produção de combustíveis renováveis.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;