CNBC
Vladimir Putin, presidente da Rússia.

CNBCPutin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’

Notícias do Brasil

Exclusivo: Marie Diron, head global de risco da Moody’s, elogia a economia brasileira em evento do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, em Londres, mas alerta para risco fiscal

Publicado 28/11/2025 • 08:09 | Atualizado há 18 minutos

KEY POINTS

  • A Moody’s Ratings projeta crescimento moderado do PIB do Brasil em 2% para este ano, mas a head global de risco, Marie Diron, destaca que o país tem grande potencial a ser alcançado.
  • Diron afirmou que a alta taxa de juros reflete a incerteza sobre a direção fiscal e a rigidez nos gastos obrigatórios, o que limita a margem de manobra do governo.
  • A executiva defendeu que o Brasil precisa melhorar sua estrutura fiscal e diminuir o custo da dívida para reduzir os juros e estimular mais investimentos e consumo.

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

Moody's projeta PIB do Brasil em 2%; economista diz que juros altos refletem incerteza fiscal

O Brasil tem grande potencial de crescimento e competitividade, mas precisa com urgência estabelecer uma política fiscal confiável para atrair os investimentos necessários e estimular o consumo. A afirmação é da chefe global de risco da Moody’s Ratings, Marie Diron, durante o Summit Internacional – evento que fez parte das celebrações do primeiro aniversário do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, realizado nesta quarta-feira (26), em Londres, e que teve a parceria do Financial Times.

Em sua análise, ela destacou que a economia brasileira mostrou uma recuperação significativa nos últimos tempos.”O Brasil está em uma trajetória mais forte se comparado com a década passada. A expectativa de crescimento do PIB em torno de 2% é positiva, considerando o contexto pós-pandemia, em que o crescimento foi praticamente zero”, afirmou.

Segundo a executiva, apesar de um crescimento moderado do PIB, o Brasil ainda tem ótimas perspectivas, mas destaca que poderia alcançar seus objetivos com melhor aproveitamento dos recursos e uma regulamentação fiscal mais confiável.

“Há uma sensação de otimismo, e o país ainda possui grande potencial de crescimento. Se conseguirmos mobilizar melhor os recursos naturais e estabelecer uma política fiscal mais crível, podemos acelerar ainda mais esse crescimento”, disse.

Diron também apontou que a alta taxa de juros reflete incerteza sobre a direção fiscal e enfatizou a necessidade de maior flexibilidade nos gastos públicos.

Leia também:

Evento Exclusivo em Londres: Investidores debatem crescimento no Brasil e Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC celebra aniversário

Desafios fiscais

A head global de riscos da Moody´s também abordou os desafios fiscais do Brasil, mencionando que o governo tem cumprido suas metas, mas ainda há dúvidas sobre a consistência da política fiscal do país. 

A economista ressaltou que a rigidez nos gastos obrigatórios é uma das principais limitações para que o governo consiga implementar mudanças significativas. Para ela, a margem de manobra fiscal do Brasil ainda é muito apertada e é essencial que o país busque maior flexibilidade nos gastos públicos.

“O Brasil tem um grande potencial de crescimento, mas precisa melhorar sua estrutura fiscal e diminuir o custo da dívida. Isso ajudaria a reduzir as taxas de juros, o que estimularia mais investimentos e, com isso, mais empregos e crescimento no consumo”, afirmou.

Embora o Brasil mostre sinais de recuperação econômica, a análise de Diron sugere que, para alcançar um crescimento mais robusto e sustentável, o país precisa, além de aprimorar sua política fiscal, buscar um maior equilíbrio nas finanças públicas. “A credibilidade fiscal é fundamental para que o Brasil aproveite melhor seu potencial e se torne mais competitivo no cenário global”, concluiu a especialista.

Na televisão

O programa especial sobre o Summit Internacional em Londres será exibido neste sábado (29), às 22h30 no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, com reapresentação no domingo, às 22 horas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;