CNBC

CNBCCobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor

Notícias do Brasil

Febraban avalia como positivas novas normas do BC sobre Open Finance

Publicado 28/11/2025 • 21:07 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Febraban classificou como “positivas” as novas normas do Banco Central para BaaS e Open Finance, afirmando que o marco regulatório traz mais segurança jurídica, previsibilidade e transparência para bancos, fintechs e plataformas digitais
  • Entidade destacou avanços como regras robustas de governança e compliance, proibição de subcontratação dos serviços centrais de BaaS, vedações ao compartilhamento de dados sensíveis e prazo de adequação até dezembro de 2026
  • Apesar da avaliação favorável, a federação considera “desafiador” o cronograma de portabilidade de crédito no Open Finance a partir de 2026, citando riscos operacionais, necessidade de autorregulação e maior complexidade na jornada do cliente

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

Fachada do Banco Central do Brasil.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) avaliou como “positivas” as novas normas do Banco Central para o “Banking as a Service” (BaaS) e o Open Finance, anunciadas nesta sexta-feira (28).

Para a entidade, a regulamentação de BaaS fortalece a segurança jurídica, a previsibilidade e a transparência para bancos, fintechs, plataformas digitais e clientes que usam serviços financeiros integrados por tecnologia.

“O novo marco regulatório traz definições claras sobre os papéis das instituições autorizadas pelo Banco Central e das empresas tomadoras de serviços financeiros por integração tecnológica, eliminando ambiguidades que geravam interpretações variadas no mercado”, ressalta.

Leia mais:
Dez dias da liquidação do Banco Master; vítimas ainda aguardam FGC
Banco Master: o que são FIDCs? Fundos afetados pela liquidação extrajudicial

A Febraban acrescenta que o normativo inclui delimitações objetivas sobre os serviços prestados, além de criar regras “robustas” de governança, compliance, prevenção à lavagem de dinheiro, segurança de dados e requisitos de transparência. Destaca ainda a proibição de subcontratação dos serviços centrais do BaaS, vedação do compartilhamento de informações sensíveis e definição de exclusividade na relação por tipo conta.

O prazo de adequação até 31 de dezembro de 2026 para contratos já vigentes permitirá transição estruturada e com tempo suficiente para ajustes tecnológicos, contratuais e operacionais, na visão da Febraban.

A Federação, por outro lado, considera “desafiador” o cronograma para implementação da regras de portabilidade de crédito no Open Finance a partir de fevereiro de 2026. “A adoção de prazos mais adequados e mecanismos de autorregulação contribuirá para uma implantação segura e eficiente, minimizando riscos operacionais e de fraude”, argumenta.

Leia mais:
BC confirma portabilidade de crédito no Open Finance; veja quando começa
Governo registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro; no acumulado ainda está em déficit

Para a Febraban, a definição de prazos diferentes para jornadas de portabilidade pode dificultar a clareza do processo e aumentar a complexidade operacional. A entidade também defende regras de autorregulação para garantir o alinhamento e reduzir risco de assimetrias nos procedimentos das instituições. De qualquer forma, também considera a norma “positiva”, porque moderniza a experiência do cliente, amplia a competição e fortalece a eficiência do sistema financeiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;