Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Casos de interrupção no fornecimento de energia por fogo aumentam 38% em 2024
Publicado 24/07/2025 • 19:22 | Atualizado há 1 dia
Mark Zuckerberg anuncia ex-OpenAI como cientista-chefe do novo laboratório de IA da Meta
Empresas da Europa soam alarme com impacto de tarifas enquanto correm por acordo com os EUA
Trump diz acreditar que Powell está pronto para começar a cortar juros
Ela deixou seu emprego como farmacêutica na Walgreens para abrir uma empresa de café vietnamita — hoje, ela fatura mais de US$ 500 mil por ano
Investindo no Espaço: os meses decisivos da NASA
Publicado 24/07/2025 • 19:22 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Risco de incêndios ameaça infraestrutura elétrica.
Francisco Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Brasil registrou mais de 65 mil interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por incêndios em 2024. O número representa um aumento de 38% em relação a 2023, quando foram contabilizados 47 mil casos. Em 2020, foram 26 mil ocorrências, o que indica uma alta de 150% em quatro anos.
Os dados são da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a entidade, o aumento está relacionado à maior frequência de eventos climáticos extremos, como as secas prolongadas.
Com a chegada do inverno e o retorno da estação seca, crescem os riscos de incêndios próximos à infraestrutura elétrica. A baixa umidade do ar e a ação dos ventos contribuem para a propagação das chamas, especialmente entre os meses de julho e setembro, período de pico da seca em várias regiões do país.
Durante o terceiro trimestre de 2024, foram registradas mais de 19 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por fogo.
“A cada ano estamos vendo no setor um aumento do número de casos de interrupções no fornecimento de energia causado por queimadas. Esse cenário mostra que o impacto dos eventos climáticos, como as secas prolongadas, tem crescido sobre o segmento de distribuição de energia e sobre a vida das pessoas”, afirmou Marcos Madureira, presidente da Abradee, em comunicado.
Leia mais:
MME lança chamada pública de R$ 151,7 milhões para projetos de iluminação pública com LED
MME antecipa 1º leilão de transmissão de 2026 para março
Entre 2020 e 2024, mais de 21 milhões de unidades consumidoras foram diretamente impactadas por cortes no fornecimento de energia causados por incêndios nas proximidades da rede elétrica.
Madureira alertou para a necessidade de ações preventivas. “A situação deve se agravar com a chegada da estação seca, por isso é essencial que as pessoas tenham cuidado para não gerar focos de incêndio na vegetação, que não soltem balões, não façam fogueiras, não lancem pontas de cigarros acesas nas estradas e não usem o fogo para limpeza de terrenos. E sempre que identificarem focos de incêndio, liguem para os telefones do Corpo de Bombeiros ou para a distribuidora de energia elétrica da sua região”, disse.
Para mitigar os efeitos das queimadas, distribuidoras de energia têm investido em tecnologias de rastreamento de risco, como drones, helicópteros, sensores térmicos e sistemas de monitoramento. As ferramentas auxiliam na detecção precoce de ameaças e permitem intervenções preventivas, como a limpeza de faixas de domínio das redes elétricas.
As empresas também mantêm parcerias com órgãos públicos e serviços meteorológicos, como o Corpo de Bombeiros, para reforçar ações de prevenção e resposta rápida em casos de incêndio.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings