Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Geraldo Alckmin: ‘não há justificativa para essas tarifas’
Publicado 25/11/2025 • 10:36 | Atualizado há 2 horas
Trump corta tarifas, mas preços dos alimentos devem continuar altos
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Amazon vai investir US$ 50 bilhões em IA para o governo americano; entenda
Paramount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery
Publicado 25/11/2025 • 10:36 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou de um encontro entre empresários e autoridades para discutir os impactos da decisão dos Estados Unidos de reduzir parcialmente as sobretaxas de 40% sobre produtos brasileiros (25).
Alckmin destacou que, apesar da queda nas exportações brasileiras para os EUA, as vendas americanas para o Brasil cresceram 11% este ano, reforçando a necessidade de revisão das tarifas. Além disso, o vice-presidente abordou temas não tarifários, como o CBI e a aplicação de biocombustíveis americanos, apontando avanços nas negociações.
“O G20 tem superávit — Reino Unido, Austrália e Brasil — e isso está crescendo. (…) Então, não há justificativa para essas tarifas”, apontou o vice.
Ele também afirmou que o Brasil mantém diálogo sobre a questão tarifária, mas também sobre questões não tarifárias, que são igualmente importantes. Segundo Alckmin, existem outros temas não tarifários que estão sendo tratados, mas que têm a mesma relevância.
Alimi ainda reforçou a ideia de cooperação entre EUA-Brasil e o trabalho da Anshan e a importância do fortalecimento do diálogo e dos investimentos recíprocos. Atualmente, mais de 100 mil trabalhadores estão empregados em empresas brasileiras nos Estados Unidos, e há mais de 4 mil empresas americanas no Brasil. O objetivo é aumentar ainda mais esse número de investimentos bilaterais, o que trará crescimento para a economia de ambos os países.
Saiba mais:
China prolonga investigação que pode afetar mercado global de carne bovina
Exclusivo: Mesmo com alívio dos EUA ‘não tem produtor que consiga investir’, diz FAESP
Suspensão do tarifaço pode afetar a inflação no Brasil? Entenda
O governo tem adotado diversas medidas para aumentar a soberania do Brasil. Entre as ações, foi liberado um crédito de 40 bilhões de reais para empresas, com juros mais baixos e um fundo garantidor destinado àquelas que sofreram perdas com a exportação para os Estados Unidos. Além disso, o prazo para o recolhimento de tributos foi prorrogado até dezembro e a prorrogação do Drawback foi estendida por mais um ano, permitindo que empresas que perderam exportações para os EUA possam direcionar seus produtos a outros mercados.
Em relação às exportações, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a relevância do Reintegra, que oferece crédito de 3,1% do valor exportado para as empresas afetadas pelas perdas para os Estados Unidos. Para micro e pequenas empresas, o crédito é de 6,1%. “O Reintegra é uma medida de transição, e, quando a reforma tributária for consolidada, o acúmulo de crédito será encerrado”, explicou Alckmin. Ele também afirmou que, enquanto a reforma não for implementada, essa transição continuará em vigor.
O governo ainda ampliou o acesso ao crédito, reduzindo o limite mínimo de perda de faturamento para 1%, o que facilita o acesso ao crédito para mais empresas, incluindo fornecedores.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
Grupo Mateus: ‘não houve erro contábil nos estoques mas uma revisão técnica’
4
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
5
Aquisição da Cazé TV pela LiveMode redefine disputa nas transmissões esportivas