Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Minha Casa, Minha Vida: governo quer encerrar 2025 com mais de 2 milhões de unidades, diz ministro
Publicado 12/11/2025 • 19:55 | Atualizado há 9 minutos
Google processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Jim Cramer: gastos da OpenAI levantam dúvidas sobre capacidade de financiamento
Casa Branca alerta que dados do ‘payroll’ e do CPI de outubro podem nunca ser divulgados
Publicado 12/11/2025 • 19:55 | Atualizado há 9 minutos
KEY POINTS
O ministro das Cidades, Jader Filho, disse, nesta quarta-feira (12) que o governo quer encerrar o ano com mais de 2 milhões de unidades contratadas do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essa era a meta para todo o mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que agora mira 3 milhões de unidades até o fim de 2026.
Segundo ele, com a meta de 2025 completa, ele sairá candidato a deputado federal pelo Estado do Pará no próximo ano. “Esse ano nós queremos encerrar o ano com mais de 2 milhões de casas. Lembrando que a meta inicial do presidente Lula eram 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em 4 anos. Como nós chegamos e batemos a meta com um ano de antecedência, a gente está aumentando a meta para 3 milhões”, afirmou o ministro.
Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do grupo Estado), o político paraense afirmou que faltam menos de 100 mil unidades habitacionais para bater meta de 2025 e que, se isso se concretizar, ele vai disputar as eleições em 2026 por uma vaga na Câmara dos Deputados.
Leia mais:
Minha Casa Minha Vida passará por atualização em faixas de renda e teto de preços de imóveis
Subsídios da União totalizaram R$ 678 bi em 2024, mostra Ministério do Planejamento
Além disso, comentou o contraste da ausência do presidente dos EUA, Donald Trump, na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, com a participação do governador da Califórnia. Para o ministro, isso mostra que nem todos os norte-americanos são negacionistas ambientais.
A seguir, os destaques da entrevista.
Broadcast: Qual é a meta deste ano do Minha Casa, Minha Vida?
Jader Filho: Esse ano nós queremos encerrar com mais de 2 milhões de casas. Lembrando que a meta inicial do presidente Lula eram 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em 4 anos. Como nós chegamos e batemos a meta com um ano de antecedência, estamos aumentando a meta para 3 milhões. Nesse momento, no mês de novembro, nós já chegamos a 1.900.000 casas contratadas.
Broadcast: Mas há outros objetivos além da meta de unidades contratadas?
Jader Filho: Nós temos algumas metas, e uma delas é chegar aos 2 milhões. Também temos metas de performance, algumas obras do PAC que precisamos acelerar. Essa também é uma das metas que estabeleci com a equipe: manter uma média mínima de velocidade dessas obras. Criamos a diretoria do PAC exatamente para isso, para fazer as correções e dialogar com estados e municípios. É importante lembrar que o Ministério das Cidades não faz obra; quem faz são estados e municípios. Nós damos o recurso para que eles possam executar os projetos.
Broadcast: E o senhor está dependendo dessas metas para o seu plano eleitoral do ano que vem?
Jader Filho: O que nós queremos é que essas obras tracionem também. Não basta só fazer o Minha Casa, Minha Vida bater os recordes que tem. Precisamos que as obras de mobilidade andem com mais agilidade, as obras de saneamento e as de prevenção também precisam andar numa velocidade melhor. Se conseguirmos cumprir essas metas, eu serei candidato a deputado federal.
Broadcast: Ministro, essa ausência dos Estados Unidos aqui na COP30 abre espaço para outras negociações, como a presença do governador da Califórnia?
Jader Filho: Obviamente, o ideal seria se o presidente americano estivesse aqui, mas a presença do governador da Califórnia fortalece muito a certeza de que o negacionismo do governo central americano não representa 100% do que os americanos pensam. No fórum de líderes locais, no Rio de Janeiro, a segunda maior delegação era de prefeitos dos Estados Unidos. E a presença do governador da Califórnia, o maior estado americano, fortalece muito a certeza de que os líderes locais vão contribuir dentro da sua casa para um futuro melhor, para um planeta mais sustentável e mais justo.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
3
WhatsApp bloqueia contas por suspeita de spam e gera onda de reclamações
4
Bradesco e Itaú acionam Justiça para barrar falência da Oi
5
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas, veja