CNBC

CNBCGoogle processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países

Notícias do Brasil

Minha Casa, Minha Vida: governo quer encerrar 2025 com mais de 2 milhões de unidades, diz ministro

Publicado 12/11/2025 • 19:55 | Atualizado há 9 minutos

KEY POINTS

  • Governo quer fechar 2024 com mais de 2 milhões de unidades contratadas do Minha Casa, Minha Vida, antecipando a meta original e elevando o objetivo total para 3 milhões até 2026.
  • Jader Filho condiciona sua candidatura a deputado federal em 2026 ao cumprimento das metas, incluindo a conclusão de menos de 100 mil unidades restantes para 2025 e o avanço de obras do PAC.
  • Ministro comenta a COP30 e a ausência de Donald Trump, destacando que a participação do governador da Califórnia e de prefeitos norte-americanos indica que o negacionismo climático não é consenso nos EUA.

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse, nesta quarta-feira (12) que o governo quer encerrar o ano com mais de 2 milhões de unidades contratadas do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essa era a meta para todo o mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que agora mira 3 milhões de unidades até o fim de 2026.

Segundo ele, com a meta de 2025 completa, ele sairá candidato a deputado federal pelo Estado do Pará no próximo ano. “Esse ano nós queremos encerrar o ano com mais de 2 milhões de casas. Lembrando que a meta inicial do presidente Lula eram 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em 4 anos. Como nós chegamos e batemos a meta com um ano de antecedência, a gente está aumentando a meta para 3 milhões”, afirmou o ministro.

Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do grupo Estado), o político paraense afirmou que faltam menos de 100 mil unidades habitacionais para bater meta de 2025 e que, se isso se concretizar, ele vai disputar as eleições em 2026 por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Leia mais:
Minha Casa Minha Vida passará por atualização em faixas de renda e teto de preços de imóveis
Subsídios da União totalizaram R$ 678 bi em 2024, mostra Ministério do Planejamento

Além disso, comentou o contraste da ausência do presidente dos EUA, Donald Trump, na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, com a participação do governador da Califórnia. Para o ministro, isso mostra que nem todos os norte-americanos são negacionistas ambientais.

A seguir, os destaques da entrevista.

Broadcast: Qual é a meta deste ano do Minha Casa, Minha Vida?

Jader Filho: Esse ano nós queremos encerrar com mais de 2 milhões de casas. Lembrando que a meta inicial do presidente Lula eram 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em 4 anos. Como nós chegamos e batemos a meta com um ano de antecedência, estamos aumentando a meta para 3 milhões. Nesse momento, no mês de novembro, nós já chegamos a 1.900.000 casas contratadas.

Broadcast: Mas há outros objetivos além da meta de unidades contratadas?

Jader Filho: Nós temos algumas metas, e uma delas é chegar aos 2 milhões. Também temos metas de performance, algumas obras do PAC que precisamos acelerar. Essa também é uma das metas que estabeleci com a equipe: manter uma média mínima de velocidade dessas obras. Criamos a diretoria do PAC exatamente para isso, para fazer as correções e dialogar com estados e municípios. É importante lembrar que o Ministério das Cidades não faz obra; quem faz são estados e municípios. Nós damos o recurso para que eles possam executar os projetos.

Broadcast: E o senhor está dependendo dessas metas para o seu plano eleitoral do ano que vem?

Jader Filho: O que nós queremos é que essas obras tracionem também. Não basta só fazer o Minha Casa, Minha Vida bater os recordes que tem. Precisamos que as obras de mobilidade andem com mais agilidade, as obras de saneamento e as de prevenção também precisam andar numa velocidade melhor. Se conseguirmos cumprir essas metas, eu serei candidato a deputado federal.

Broadcast: Ministro, essa ausência dos Estados Unidos aqui na COP30 abre espaço para outras negociações, como a presença do governador da Califórnia?

Jader Filho: Obviamente, o ideal seria se o presidente americano estivesse aqui, mas a presença do governador da Califórnia fortalece muito a certeza de que o negacionismo do governo central americano não representa 100% do que os americanos pensam. No fórum de líderes locais, no Rio de Janeiro, a segunda maior delegação era de prefeitos dos Estados Unidos. E a presença do governador da Califórnia, o maior estado americano, fortalece muito a certeza de que os líderes locais vão contribuir dentro da sua casa para um futuro melhor, para um planeta mais sustentável e mais justo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;