CNBC

CNBCBessent e vice-premiê chinês vão se reunir para tentar conter escalada de tarifas dos EUA

Notícias do Brasil

GTA 6, que será lançado em maio de 2026, já movimenta mercado gamer no Brasil e no mundo

Publicado 02/09/2025 • 13:04 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Lançamento do GTA 6 deve impulsionar vendas de consoles e acessórios, com 25,3% dos brasileiros trocando de aparelho.
  • Jogo conecta Geração Z e millennials, criando engajamento intergeracional e oportunidade de cross-selling de hardware.
  • Indústria global de games faturou US$ 189 bilhões em 2023, superando o cinema; GTA 6 deve gerar recordes de vendas iniciais.

O lançamento do GTA (sigla em inglês de Grand Theft Auto) 6, que está prevista para 26 de maio de 2026 está movimentando o mercado gamer no Brasil e do mundo, gerando expectativa entre jogadores de todas as idades. Só o trailer 2 do GTA 6 teve 475 milhões de visualizações em 24 horas, estabelecendo um recorde.

Em meio a esse fenômeno, o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, conversou com Carlos Silva, CEO da GoGamers, sobre os impactos do jogo na indústria, onde destacou que 25,3% dos entrevistados já trocaram de console pensando no GTA 6 e que projeções indicam recordes de venda nas primeiras semanas.

Isso ocorre porque o lançamento do GTA 6 criou um fenômeno cultural esperado há 10 anos, gerando grande engajamento e expectativa nos consumidores. Segundo Carlos Silva, não é só a estratégia de marketing que envolve não só o jogo, mas todo o ecossistema de hardware: consoles, monitores, TVs e acessórios, ampliando oportunidades de venda e cross-selling. 

“Seja na questão de comprar um console novo ou até mesmo pessoas que jogam em outras plataformas, que de repente vão querer experimentar esse produto pela primeira vez, o público quer vivenciar a experiência de um grande fenômeno cultural, assim como ocorreu em outros entretenimentos ao longo dos anos.”, aponta o CEO.

Comportamento do consumidor e engajamento

O jogo transcende gerações, conectando Geração Z (15–29 anos) e millennials (30–45 anos).” A questão do público-alvo, quando falamos de faixa etária ou gerações, mostra que a maioria dos jogadores no Brasil, de maneira geral, são os millennials, pessoas com 30 a 45 anos. Mas esse jogo, por conta da história que tem ao longo desses quase 30 anos de produto no mercado, transcende gerações e conecta todas elas. É um produto que mobiliza muitas pessoas.”

Carlos ainda aponta que o jogo deve ser possivelmente um dos poucos no mercado que, no primeiro momento, conectará todas as gerações. “Com o tempo, pode se consolidar em determinados públicos, mas agora todas estão conectadas.”, justifica.

Saiba mais:

Símbolo da recuperação pós-pandemia, festival ‘The Town’ deve movimentar mais de R$ 2 bilhões este ano

Clássico de bilhões, franquia ‘Alien’ lidera audiência no streaming

Volume e faturamento da indústria

O mercado de jogos eletrônicos superaram o cinema em receita em 2023, com receita global estimada em US$ 189 bilhões, segundo o CEO da GoGamers.

Além disso, existe um alto volume de lançamentos “No ano passado, só em PC, em uma das plataformas que conhecemos, a Steam, foram quase 20 mil jogos lançados. Esse volume traz alta audiência e engajamento.”

As projeções indicam recordes de vendas nas primeiras 24h, primeira semana e primeiro mês de lançamento. O GTA 6 segundo Strauss Zelnick, CEO da empresa Take-Two Interactive, responsável pelo jogo têm boas expecvtivas ocm o lançamento. “Meu nível de convicção é muito alto, obviamente. Então isso vai acontecer. Bem, a Rockstar tem muitas outras coisas em andamento, mas esse é, obviamente, o foco principal.”, disse a CNBC.

Além do Grand Theft Auto, Strauss ressalta que o desempenho de todas as nossas marcas da empresa como a 2K está crescendo muito. “Já o NBA 2K25 está crescendo substancialmente ano a ano, já tendo vendido 11,5 milhões de unidades. Os gastos recorrentes dos consumidores aumentaram 48% em relação ao ano anterior. Nossa série WWE, graças aos nossos amigos da TKO, está indo muito bem. Acabamos de lançar Mafia, The Old Country, que está sendo muito bem recebido. E temos o Borderlands 4 a caminho, além da nova iteração do NBA 2K.”, finaliza o CEO.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;