CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Brasil

GTA 6, que será lançado em maio de 2026, já movimenta mercado gamer no Brasil e no mundo

Publicado 02/09/2025 • 13:04 | Atualizado há 7 horas

Da redação

KEY POINTS

  • Lançamento do GTA 6 deve impulsionar vendas de consoles e acessórios, com 25,3% dos brasileiros trocando de aparelho.
  • Jogo conecta Geração Z e millennials, criando engajamento intergeracional e oportunidade de cross-selling de hardware.
  • Indústria global de games faturou US$ 189 bilhões em 2023, superando o cinema; GTA 6 deve gerar recordes de vendas iniciais.

O lançamento do GTA (sigla em inglês de Grand Theft Auto) 6, que está prevista para 26 de maio de 2026 está movimentando o mercado gamer no Brasil e do mundo, gerando expectativa entre jogadores de todas as idades. Só o trailer 2 do GTA 6 teve 475 milhões de visualizações em 24 horas, estabelecendo um recorde.

Em meio a esse fenômeno, o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, conversou com Carlos Silva, CEO da GoGamers, sobre os impactos do jogo na indústria, onde destacou que 25,3% dos entrevistados já trocaram de console pensando no GTA 6 e que projeções indicam recordes de venda nas primeiras semanas.

Isso ocorre porque o lançamento do GTA 6 criou um fenômeno cultural esperado há 10 anos, gerando grande engajamento e expectativa nos consumidores. Segundo Carlos Silva, não é só a estratégia de marketing que envolve não só o jogo, mas todo o ecossistema de hardware: consoles, monitores, TVs e acessórios, ampliando oportunidades de venda e cross-selling. 

“Seja na questão de comprar um console novo ou até mesmo pessoas que jogam em outras plataformas, que de repente vão querer experimentar esse produto pela primeira vez, o público quer vivenciar a experiência de um grande fenômeno cultural, assim como ocorreu em outros entretenimentos ao longo dos anos.”, aponta o CEO.

Comportamento do consumidor e engajamento

O jogo transcende gerações, conectando Geração Z (15–29 anos) e millennials (30–45 anos).” A questão do público-alvo, quando falamos de faixa etária ou gerações, mostra que a maioria dos jogadores no Brasil, de maneira geral, são os millennials, pessoas com 30 a 45 anos. Mas esse jogo, por conta da história que tem ao longo desses quase 30 anos de produto no mercado, transcende gerações e conecta todas elas. É um produto que mobiliza muitas pessoas.”

Carlos ainda aponta que o jogo deve ser possivelmente um dos poucos no mercado que, no primeiro momento, conectará todas as gerações. “Com o tempo, pode se consolidar em determinados públicos, mas agora todas estão conectadas.”, justifica.

Saiba mais:

Símbolo da recuperação pós-pandemia, festival ‘The Town’ deve movimentar mais de R$ 2 bilhões este ano

Clássico de bilhões, franquia ‘Alien’ lidera audiência no streaming

Volume e faturamento da indústria

O mercado de jogos eletrônicos superaram o cinema em receita em 2023, com receita global estimada em US$ 189 bilhões, segundo o CEO da GoGamers.

Além disso, existe um alto volume de lançamentos “No ano passado, só em PC, em uma das plataformas que conhecemos, a Steam, foram quase 20 mil jogos lançados. Esse volume traz alta audiência e engajamento.”

As projeções indicam recordes de vendas nas primeiras 24h, primeira semana e primeiro mês de lançamento. O GTA 6 segundo Strauss Zelnick, CEO da empresa Take-Two Interactive, responsável pelo jogo têm boas expecvtivas ocm o lançamento. “Meu nível de convicção é muito alto, obviamente. Então isso vai acontecer. Bem, a Rockstar tem muitas outras coisas em andamento, mas esse é, obviamente, o foco principal.”, disse a CNBC.

Além do Grand Theft Auto, Strauss ressalta que o desempenho de todas as nossas marcas da empresa como a 2K está crescendo muito. “Já o NBA 2K25 está crescendo substancialmente ano a ano, já tendo vendido 11,5 milhões de unidades. Os gastos recorrentes dos consumidores aumentaram 48% em relação ao ano anterior. Nossa série WWE, graças aos nossos amigos da TKO, está indo muito bem. Acabamos de lançar Mafia, The Old Country, que está sendo muito bem recebido. E temos o Borderlands 4 a caminho, além da nova iteração do NBA 2K.”, finaliza o CEO.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil