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Iguatemi tem lucro líquido ajustado de R$ 208,5 mi no 2º trimestre, salto de 95,7%

Publicado 05/08/2025 • 21:54 | Atualizado há 7 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • A Iguatemi, rede de 17 shoppings e outlets, fechou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 208,5 milhões, montante 95,7% maior do que no mesmo período de 2024.
  • O salto ocorreu por efeitos não recorrentes relacionados à aquisição de empreendimentos no setor.
  • O salto ocorreu por efeitos não recorrentes relacionados à aquisição de empreendimentos no setor.
Iguatemi.

Iguatemi.

A security guard stands at the entrance of the Iguatemi mall in Sao Paulo July 29, 2011. Sao Paulo is a vibrant hub for jewelry shoppers seeking exquisite and rare Brazilian gemstones set in precious metals. While bargains are hard to find because of high tax rates, determined shoppers can negotiate discounts. A weekend visit to Iguatemi, one of the most upmarket shopping malls in Brazil's commercial capital, revealed the abundance of hues of Brazilian gemstones set into fine jewels with 18-carat gold and silver. To match Reuters Life! US-BRAZIL-GEMSTONES/ REUTERS/Nacho Doce (BRAZIL - Tags: BUSINESS)

A Iguatemi, rede de 17 shoppings e outlets, fechou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 208,5 milhões, montante 95,7% maior do que no mesmo período de 2024. O salto ocorreu por efeitos não recorrentes relacionados à aquisição de empreendimentos no setor.

O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 445,4 milhões, avanço de 91,2% na mesma base de comparação. O FFO (lucro líquido excluindo depreciação, amortização e efeitos não caixa) ajustado atingiu R$ 240,4 milhões, salto de 56,2%.

A receita líquida ajustada foi de R$ 407,2 milhões, crescimento de 27,8%.

O balanço da companhia foi “distorcido” pela compra das participações da Brookfield nos shoppings Paulista e Higienópolis. A transação foi realizada por um consórcio liderado pela Iguatemi em parceria com fundos imobiliários, pelo valor total de R$ 2,9 bilhões – a maior já registrada no setor.

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A Iguatemi ficou com uma parte de R$ 700 milhões nesse negócio. No entanto, o balanço do segundo trimestre contabilizou, temporariamente, uma participação maior, que pertence aos sócios. Isso porque a operação envolveu um empréstimo-ponte de R$ 795 milhões, na forma de um Certificado de Recebível Imobiliário (CRI), emitido pela Iguatemi para que os fundos imobiliários parceiros pudessem captar recursos e selar a compra. Como os parceiros pagaram o CRI apenas em 30 de junho, a Iguatemi teve que contabilizar a parcela deles. No próximo balanço, esse efeito não vai mais existir.

Na prática, isso engordou a linha de “outras receitas operacionais” da Iguatemi no segundo trimestre, que totalizou R$ 143,8 bilhões (alta de 2.050% na comparação anual). Como contrapartida, a companhia transferiu o resultado para os parceiros, o que foi computado na linha de despesas financeiras, que totalizou R$ 211,1 milhões, alta de 127%.

“Entregamos a participação imobiliária, e eles nos entregaram o CRI. Por isso, o resultado dos shoppings passou pela nossa demonstração financeira”, explicou o vice-presidente financeiro da Iguatemi, Guido Oliveira. “Então, achamos melhor mostrar nosso resultado recorrente, sem esse efeito”, emendou.

Contando só a sua parte no negócio, a Iguatemi teve resultados mais enxutos, mas ainda assim ascendentes. o lucro líquido recorrente no segundo trimestre foi de R$ 109,6 milhões, crescimento de 2,8% na comparação anual. O Ebitda recorrente foi de R$ 288,4 milhões, alta de 23,8%. O FFO recorrente chegou a R$ 141,2 milhões, queda de 8,2%, pressionado por juros.

A receita líquida recorrente do grupo atingiu R$ 389,0 milhões, crescimento de 22,1%, com avanço em todas as suas áreas. A receita com locação de espaços a lojistas alcançou R$ 307,7 milhões, avanço de 22,6%, decorrente dos reajustes dos aluguéis e do aumento da ocupação dos shoppings. A receita com estacionamento bateu em R$ 72,5 milhões, alta de 33,4%, com maior fluxo de veículos e subida dos tíquetes. Outro destaque foi a receita de varejo (lojas e comércio eletrônico) de R$ 53,1 milhões, subida de 39,5%. “Foi um trimestre muito bom em termos financeiros e operacionais, com a consolidação das participações adquiridas”, acrescentou o vice-presidente.

Operacional

As vendas totais da rede atingiram R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre, uma alta de 27,4%, impulsionadas principalmente pela aquisição do Shopping Rio Sul meses atrás, e do Pátio Paulista e Higienópolis neste trimestre. As vendas no critério mesmas lojas aumentaram 12,1%, enquanto os aluguéis no critério mesmas lojas cresceram 10,4% (acima do IGP-M médio de 5%).

A ocupação média dos shoppings alcançou 96,4%, alta de 1,4 p.p. na comparação anual. E o custo de ocupação dos lojistas (medido como porcentual das vendas) baixou 0,3 p.p., para 10,5%. A inadimplência líquida dos lojistas foi de 0,3%.

“Nossos shoppings contam com uma requalificação contínua do mix e lojas fortes”, citou Oliveira. “Além disso, o inverno ajudou. É uma época em que as pessoas procuram mais os shoppings e compram mais. Os varejistas foram bem”.

O vice-presidente acrescentou que está otimista com os negócios no segundo trimestre. A expectativa é que as vendas dos shoppings e as receitas se mantenham em alta, o que reitera as metas anunciadas para o ano. A Iguatemi tem guidance de crescimento de 7% a 11% na receita líquida, margem Ebitda de 82% a 85% na unidade de shoppings e 75% a 79% no consolidado. “Vamos bater o guidance da receita e ficar no teto da margem Ebitda”, estimou Oliveira.

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