CNBC
Fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg

CNBC Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento

Indicadores

Ibovespa B3 cai com tensão política e incerteza sobre tarifas dos EUA

Publicado 18/07/2025 • 12:13 | Atualizado há 3 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Ibovespa recuava 0,6% às 12h, pressionado por incertezas políticas e comerciais no Brasil.
  • Investidores temem agravamento nas tarifas dos EUA após operação da PF contra Bolsonaro e discurso crítico de Lula.
  • Setores exportadores e sensíveis às tarifas, como agronegócio e aeronáutico, estão entre os mais vulneráveis no cenário atual.
B3 - Ibovespa

Centro de operações da B3

Divulgação

O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (18) mesmo com o avanço das commodities e a alta nas bolsas de Nova York. Investidores demonstram cautela com o cenário político no Brasil e os impactos nas negociações comerciais com os Estados Unidos.

Um dos fatores que pressiona o mercado é a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada pela manhã em Brasília por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. 

Analistas avaliam que o episódio pode dificultar o diálogo com o governo americano, especialmente diante da defesa pública de Bolsonaro feita pelo presidente Donald Trump em recente carta ao presidente Lula.

Trump tem mantido a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e condiciona qualquer recuo ao avanço de um acordo político, além de seguir associando a medida ao processo judicial envolvendo o ex-presidente brasileiro. “Pode ser que Trump dobre a aposta”, avalia Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.

Na noite de quinta-feira, em pronunciamento em cadeia nacional, o presidente Lula criticou duramente o tarifaço, classificando a medida como “chantagem inaceitável” e chamando políticos que apoiam a iniciativa americana de “traidores da Pátria”. Lula também afirmou que não há “vencedores em guerras tarifárias”. Mais cedo, em entrevista à CNN Internacional, defendeu a tributação de big techs americanas no Brasil.

Segundo Gabriel Mota, especialista em renda variável da Manchester Investimentos, a ação da PF pode não impactar diretamente os ativos hoje, mas pode contaminar a percepção de risco caso os EUA usem o episódio como justificativa para manter ou ampliar sanções comerciais. 

“Pode ser que o mercado espere um pouco para reagir, observando se haverá alguma resposta de Trump. A partir disso, pode ficar mais cético”, afirma.

Além das tensões com Washington, o governo enfrenta desafios no Congresso. O veto de Lula à ampliação do número de deputados federais e a decisão do STF de manter parcialmente a elevação do IOF geraram insatisfação entre aliados do presidente da Câmara. Integrantes da base afirmam que o governo terá dificuldades no retorno do recesso parlamentar, em agosto.

Para Cruz, setores com maior exposição ao comércio com os EUA, como o agronegócio (frutas, carnes e peixes) e o setor aeronáutico, podem sentir ainda mais a pressão, caso as tarifas de 50% sobre exportações brasileiras persistam.

O Ibovespa vinha de duas sessões de alta após sete quedas consecutivas, mas voltou ao campo negativo. Às 11h, o índice caía 0,49%, aos 134.902 pontos. 

O recuo ocorre mesmo com o minério de ferro em alta de 0,38% em Dalian, a US$ 109,26 por tonelada, e com o petróleo subindo perto de 1%, impulsionado pela demanda da China e dos EUA. Vale avançava 0,29%, mas Petrobras recuava entre 0,06% (PN) e 0,15% (ON).

Na agenda local, investidores acompanham a reunião trimestral do Banco Central com economistas em São Paulo. Também está previsto um encontro do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, com representantes do setor produtivo para discutir possíveis respostas à sobretaxa dos EUA.

No exterior, o foco está no Índice de Sentimento do Consumidor e nas expectativas de inflação da Universidade de Michigan, além de novos balanços corporativos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Indicadores