CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Brasil

Itamaraty: ministro da Defesa israelense voltou a proferir ofensas inaceitáveis contra o Brasil

Publicado 26/08/2025 • 16:57 | Atualizado há 2 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, voltou a proferir "ofensas, inverdades e grosserias" contra o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • Segundo o Itamaraty, Katz precisa assegurar o fim do "genocídio" de palestinos na Faixa de Gaza.
  • "Como Ministro da Defesa, o senhor Katz não pode se eximir de sua responsabilidade, cabendo-lhe assegurar que seu país não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra os palestinos", disse o Itamaraty em nota.
Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Ana de Oliveira/AIG-MRE

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, voltou a proferir “ofensas, inverdades e grosserias” contra o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o Itamaraty, Katz precisa assegurar o fim do “genocídio” de palestinos na Faixa de Gaza.

“Como Ministro da Defesa, o senhor Katz não pode se eximir de sua responsabilidade, cabendo-lhe assegurar que seu país não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra os palestinos”, disse o Itamaraty em nota.

Leia mais:
Crise diplomática: depois de recusa de embaixador, Israel afirma que laços com Brasil caíram para ‘nível inferior’

Na manhã desta terça, Israel Katz afirmou, pelo X, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um “antissemita apoiador do Hamas” e o associou ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. A relação entre os países se agravou após o Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciar que vai “rebaixar” as relações diplomáticas com o Brasil, depois de o Itamaraty ter ignorado a indicação de um novo embaixador.

“Agora, Lula revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA – o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel – colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel. Como Ministro da Defesa de Israel, afirmo: saberemos nos defender contra o eixo do mal do islamismo radical, mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados”, afirmou Katz, em português, em sua conta oficial no X.

Na nota publicada nesta terça-feira, o Itamaraty afirmou que Israel precisa assumir a responsabilidade e “apurar a verdade” sobre um ataque a um hospital de Gaza, ocorrido na segunda-feira (25). Segundo o MRE, ao menos 20 pessoas morreram após o prédio ser atingido por dois mísseis em sequência. Entre as vítimas estavam jornalistas e pacientes.

“As operações militares israelenses em Gaza já resultaram na morte de 62.744 palestinos, dos quais um terço são mulheres e crianças, e em uma política de fome como arma de guerra imposta à população palestina”, disse o Itamaraty.

O ministério relembrou que Israel está sendo investigado pela Corte Internacional de Justiça, em Haia, por plausível violação da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil