Foto de 14 de maio de 2025. Da esquerda para a direita: o representante comercial dos EUA Jamieson Greer, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o vice-primeiro-ministro da China He Lifeng e o representante comercial internacional da China, Li Chenggang.

CNBC China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei

Brasil

JetBlue oferece pacotes de aposentadoria antecipada para alguns pilotos, diz sindicato

Publicado 25/01/2025 • 12:29 | Atualizado há 4 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A JetBlue Airways está oferecendo esses pacotes a alguns de seus pilotos, informou o sindicato de trabalhadores na sexta-feira.
  • A empresa abriu propostas de separação voluntária, que serão encerradas em 7 de fevereiro, de acordo com um comunicado da Associação dos Pilotos de Linha Aérea (Air Line Pilots Association), visto pela CNBC.
  • A companhia aérea tem trabalhado para reduzir custos e aumentar a receita com iniciativas como novos assentos na classe executiva, enquanto enfrenta o recall de motores Pratt & Whitney, que deixou algumas de suas aeronaves fora de operação.

A JetBlue está oferecendo pacotes de aposentadoria antecipada para pilotos próximos da idade de aposentadoria obrigatória. Segundo a CNBC, pilotos elegíveis terão 59 anos ou mais até 31 de março, de acordo com um memorando enviado aos pilotos.

A companhia aérea tem trabalhado para reduzir custos e aumentar a receita com iniciativas como novos assentos na classe executiva, enquanto enfrenta o recall de motores Pratt & Whitney, que deixou algumas de suas aeronaves fora de operação.

A empresa abriu propostas de separação voluntária, que serão encerradas em 7 de fevereiro, de acordo com um comunicado da Associação dos Pilotos de Linha Aérea (Air Line Pilots Association), visto pela CNBC.

A JetBlue e o sindicato concordaram em pagar aos pilotos por 55 horas da sua taxa horária até o dia da aposentadoria obrigatória ou 18 meses após o acordo de separação, o que ocorrer primeiro. Por exemplo, a carta de acordo afirmou que um capitão do Airbus A320, com 12 anos de experiência e que completará 65 anos em dezembro de 2027, receberia US$ 416.293,02, enquanto um capitão do Embraer E190, com oito anos de experiência e que completará 65 anos no final do ano, receberia US$ 160.858,91.

JetBlue, que divulgará os resultados trimestrais na terça-feira, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A carta de acordo entre a empresa e o sindicato, enviada no início da semana, afirma que os pilotos elegíveis terão 59 anos ou mais até 31 de março. A idade de aposentadoria obrigatória para pilotos de companhias aéreas comerciais nos EUA é de 65 anos.

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

MAIS EM Brasil