CNBC
Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo.

CNBCAmazon planeja cortar até 30 mil empregos corporativos

Notícias do Brasil

Justiça suspende serviço de mototáxi por aplicativo em São Paulo

Publicado 27/01/2025 • 18:55 | Atualizado há 9 meses

KEY POINTS

  • A Justiça suspendeu o serviço de mototáxi por aplicativo em São Paulo, após a 99 e a Uber começarem a operar sob incerteza jurídica, já que um decreto de 2023 proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas.
  • O serviço está suspenso até uma decisão final sobre a legalidade da operação.
  • A prefeitura de São Paulo se opõe ao serviço, argumentando que ele pode aumentar os acidentes de trânsito graves.

A Justiça determinou nesta segunda-feira (27) a suspensão do serviço de mototáxi por aplicativo na cidade de São Paulo.

A 99 e a Uber começaram a oferecer o serviço neste mês, mesmo com uma incerteza jurídica a respeito da legalidade da operação –há um decreto de 2023 que proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas na cidade.

Há duas ações diretas de inconstitucionalidade sobre esse decreto. A 7ª Câmara de Direito Público afirmou que esse decreto continua em vigor

Segundo a prefeitura de São Paulo, o juiz Eduardo Gouvêa, relator da ação suspendeu o serviço até que a Justiça tome uma decisão final sobre a questão.

A prefeitura de São Paulo é contra o serviço de mototáxi por aplicativo por entender que isso vai implicar mais acidentes de trânsito graves.

A Uber enviou uma nota para os clientes na qual afirma que “devido a uma decisão judicial emitida hoje, a operação do Uber Moto será temporariamente suspensa na cidade de São Paulo”.

A empresa diz que está “trabalhando para reverter essa decisão e manter o impacto positivo que o Uber Moto tem na mobilidade urbana da cidade, ao oferecer uma opção acessível e prática para a população”.

A 99 divulgou uma nota na qual afirma que suspendeu temporariamente a operação da 99Moto na cidade de São Paulo, conforme determinação do TJSP”.

“”A empresa lamenta que milhares de passageiros e motociclistas paulistanos perderão as oportunidades e benefícios que já são direito de mais de 40 milhões de pessoas em todo o Brasil.

O texto também afirma que o “aplicativo informa que vai recorrer da decisão, amparada pelo entendimento do STF e de mais de 20 decisões judiciais em todo o Brasil que confirmam que as prefeituras não podem proibir a atividade”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;