Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula chega à Indonésia para giro asiático e reunião com Trump
Publicado 22/10/2025 • 11:39 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 fecha em máxima histórica
Trump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 22/10/2025 • 11:39 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (22), em Jacarta, capital da Indonésia, para um giro por países da Ásia, marcado pelo encontro dele com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A viagem é a terceira do ano a países da Ásia e integra uma estratégia desenhada no Palácio do Planalto de busca de parceiros econômicos alternativos e expansão de mercados, diante da guerra tarifária deflagrada por Trump e da disputa americana com a China.
O Sudeste Asiático é uma das regiões de maior dinamismo econômico do mundo e local de embate direto de influências entre Pequim e Washington. Lula retribuirá em Jacarta a visita feita pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, que esteve no Brasil duas vezes: no G-20, em novembro de 2024, e no Rio e em Brasília, em julho de 2025.
Os compromissos começam na quinta-feira, 23. Na sexta (24), Lula visitará a sede da ASEAN, bloco econômico do Sudeste Asiático, que já tem uma relevância para o brasileiro similar à do Mercosul, apesar da distância geográfica. Em 2024, a corrente de comércio do Brasil com a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi de US$ 37 bilhões, pouco a menos que os vizinhos sul-americanos.
O presidente também promoverá evento empresarial, e há interesses da Indonésia em produtos agrícolas e de Defesa, entre outros. A expectativa do Itamaraty é que cerca de 100 empresários brasileiros – e um número similar de indonésios – participem do fórum.
Saiba mais:
Novo acordo comercial: Índia deverá reduzir compras de petróleo russo, e EUA poderão cortar tarifas
O governo Lula busca maior equidistância das duas potências econômicas e da disputa econômica sino-americana, embora o País tenha reforçado laços com Pequim e ampliado o comércio, algo que não pretende abrir mão na recomposição de relações com Trump.
Neste ano, Lula também visitou a própria China, em maio, e o Japão e o Vietnã, em março. O governo Lula busca reforçar laços políticos e a parceria estratégica com a Indonésia, maior país de maioria muçulmana do mundo e um mercado de 285 milhões de habitantes. O país sediou a Conferência de Bandung, em 1955, um dos marcos históricos do movimento de não-alinhamento e da era pós-colonial.
Na tarde de sexta-feira, Lula se desloca a Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da 47ª Reunião de Líderes da ASEAN e manterá encontros bilaterais com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. As duas conversas estão programadas para domingo, 26, no período da tarde. Em fevereiro de 2026, Lula planeja voltar à Índia para uma visita de Estado e conferência sobre inteligência artificial.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: investidores vão receber o dinheiro após a liquidação? Entenda como funciona o FGC