Google.

CNBC Google doa US$ 1 milhão para fundo da posse de Trump; Microsoft também anuncia investimento

Brasil

Lula continua na UTI, tirou dreno da cabeça, está lúcido e orientado, diz boletim

Publicado 12/12/2024 • 20:07

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o dreno retirado da cabeça e continua se recuperando na UTI após procedimentos para tratar um sangramento intracraniano.
  • Lula está lúcido, orientado e se alimentando bem, recebendo visitas de familiares, e a previsão é de que ele retorne a Brasília na próxima semana.
  • A primeira-dama Janja expressou confiança na recuperação total do presidente em breve.

Imagem publicada pela primeira-dama com o presidente Lula

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o dreno retirado da cabeça e continua na UTI se recuperando dos procedimentos pelos quais passou para tratar um sangramento intracraniano, informou o Hospital Sírio-Libanês em boletim médico nesta quinta-feira (12).

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou uma imagem em uma rede social e afirmou que o presidente e ela estão “felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado”.

Segundo a nota médica, o petista está “lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares”. A nota é assinada pelo diretor de Governança Clínica do hospital, Luiz Francisco Cardoso, e pelo diretor clínico Álvaro Sarkis.

Lula está hospitalizado desde segunda-feira (9) quando foi para a unidade de Brasília do Sírio-Libanês com dores de cabeça. Um sangramento na cabeça foi constatado e, horas depois, o petista estava na unidade de São Paulo do mesmo hospital, mais equipada.

O presidente passou por uma cirurgia na madrugada de terça-feira (10), para tirar o sangue acumulado, que poderia comprimir o cérebro. O petista teve o dreno instalado depois dessa operação. O dispositivo, retirado há pouco, servia para escoar eventuais secreções.

Nesta quinta-feira pela manhã, Lula foi submetido a uma embolização de artéria para evitar novos sangramentos. O chefe do governo também passou por exames na parte da tarde. A expectativa é que ele volte para Brasília na semana que vem.

MAIS EM Brasil