CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Notícias do Brasil

Mauro Vieira acusa EUA de desmontar ordem mundial e chama tarifas contra o Brasil de ‘ataque injustificado’

Publicado 26/08/2025 • 18:28 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Durante um encontro do setor privado brasileiro e americano realizado na Fiesp, em São Paulo, o Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que "a ordem mundial como a conhecemos, está sendo desmontada justamente por aqueles que mais diretamente contribuíram para a sua formação".
  • Viera criticou os Estados Unidos por sua forma "unilateral" de tratar assuntos como comércio e segurança internacionais.
  • "As consequências disso, sobre o já debilitados sistema multilateral de comércio são imensas", disse ele.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta terça-feira (26), que “a ordem mundial como a conhecemos está sendo desmontada justamente por aqueles que mais diretamente contribuíram para a sua formação”. A declaração foi feita durante encontro do setor privado brasileiro e americano realizado na Fiesp, em São Paulo.

O chanceler fez críticas duras aos Estados Unidos, acusando Washington de agir de forma “unilateral” em temas de comércio e segurança internacionais. “As consequências disso sobre o já debilitado sistema multilateral de comércio são imensas”, declarou.

Leia mais:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Governo apresenta regulamentação do Plano Brasil Soberano

Guerra tarifária

Ao tratar da guerra tarifária, Vieira disse que as ações americanas empurram o comércio global para antes da criação do GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio).

Estamos diante da desconstrução do princípio da nação mais favorecida e da desconsideração das tarifas máximas consolidadas na OMC, por meio de acordos multilaterais”, afirmou.

O chanceler acusou os EUA de usar tarifas para “sancionar e pressionar a soberania do Brasil”.

Classificando as medidas como “ataque injustificado”, Vieira destacou que o governo brasileiro busca uma “solução mutuamente satisfatória” para superar a crise bilateral.

Reação do Brasil

Respondendo às acusações americanas, Vieira disse que o Brasil “nunca permaneceu inerte” e ressaltou o esforço diplomático em curso. Desde março, segundo ele, foram realizadas seis reuniões virtuais e uma presencial em Washington para manter o diálogo aberto com Washington.

Sobre a guerra tarifária, o Ministro adicionou que as ações dos EUA levam o comércio global a um patamar anterior à formação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).

“Estamos diante da desconstrução do principio da nação mais favorecida e desconsideração das tarifas máximas consolidadas na OMC, por meio de acordos multilaterais”.

Ele também criticou a utilização das tarifas para sancionar e pressionar a soberania do Brasil.

Viera, que classificou as tarifas impostas ao Brasil como “ataque injustificado”, afirmou que o governo busca “solução mutuamente satisfatória” para um acordo entre os dois países.

Além disso, sobre as acusações do governo americano, Vieira reiterou que o Brasil nunca permaneceu “inerte” perante a elas e rebateu as criticas do país. Ele afirmou que, desde março deste ano, foram mantidas 6 reuniões virtuais e uma presencial em Washington para que o dialogo permanecesse.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;