Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ferrovia bioceânica “pode revolucionar logística global”, diz especialista
Publicado 07/07/2025 • 18:57 | Atualizado há 6 meses
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 07/07/2025 • 18:57 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O memorando de entendimento assinado entre Brasil e China para estudar a construção da ferrovia bioceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico, pode transformar o comércio global, disse Paulo Resende, diretor do Núcleo de Infraestrutura, Logística e Supply Chain da Fundação Dom Cabral, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“O que nós estamos conversando aqui é de um corredor que tem um grande potencial para impactar a logística mundial, inclusive a logística de preços de commodities”, ele afirmou.
Apesar do otimismo, Resende questionou o traçado planejado entre o Brasil e o Porto de Chancay, no Peru, que está sendo construído pelos chineses. “Eu tenho uma certa dificuldade de compreender como é que o Brasil e a própria China estão pensando essa dinâmica. A demanda principal está do Centro-Oeste para o lado do Pacífico. Não vejo muita carga saindo do Atlântico e indo na direção do Pacífico”.
Leia mais:
Brics cobra US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30
Brasil atinge 64 milhões de CNPJs e novos cadastros terão formato alfanumérico; entenda
Para o especialista, os efeitos práticos podem ser expressivos, especialmente para o agronegócio brasileiro. “Estamos falando de uma redução considerável nos custos logísticos. Hoje, usamos navios menores e rotas longas pelo canal do Panamá ou pelo Estreito de Magalhães. Com o Porto de Chancay recebendo navios cape size de até 300 mil toneladas, a redução pode chegar a 10 ou 14 dias na viagem. Isso representa um impacto logístico e econômico muito grande para o Brasil”.
Sobre o papel da Bahia no projeto, ele afirmou que o impacto direto no estado pode ser limitado. “Eu não acho que haverá um grande impacto na região de Ilhéus. O movimento de granel agrícola está mais concentrado em Santos e Paranaguá, que já têm infraestrutura consolidada. Ilhéus precisaria se transformar num centro logístico estratégico para fazer sentido nesse corredor”.
O diretor defendeu um planejamento mais amplo e integrado. “Precisamos trazer uma visão estratégica maior, que inclua o Matopiba — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — como parte ativa desse corredor. Não dá para pensar só em Ilhéus como porto de conexão. É preciso discutir o papel do Arco Norte, das novas fronteiras agrícolas e como essas regiões podem se beneficiar da ferrovia”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
3
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição