CNBC

CNBC Empresas da Europa soam alarme com impacto de tarifas enquanto correm por acordo com os EUA

Brasil

Mercado considera tarifa de 15% aceitável e descarta risco de recessão, diz Avenue

Publicado 24/07/2025 • 06:17 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A tarifa de 15% proposta pelo governo dos Estados Unidos em novos acordos comerciais com países como Japão e União Europeia já é considerada “digerida” pelo mercado, segundo avaliação de Will Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue.
  • Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Alves afirmou que, apesar do impacto inicial das ameaças tarifárias mais altas feitas por Donald Trump, o atual cenário é visto como estável por investidores.

A tarifa de 15% proposta pelo governo dos Estados Unidos em novos acordos comerciais com países como Japão e União Europeia já é considerada “digerida” pelo mercado, segundo avaliação de Will Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue.

Em entrevista ao Conexão, Alves afirmou que, apesar do impacto inicial das ameaças tarifárias mais altas feitas por Donald Trump, o atual cenário é visto como estável por investidores.

Leia mais:

Brasil tem potencial único para liderar transição energética global, afirma presidente da Vestas

“O mercado esperava algo próximo de 15% e já considera isso razoável. As bolsas seguem em alta, a curva de juros não caiu com força e não há expectativa de recessão”, afirmou o economista, citando que o chamado Vibration Day, quando as ações despencaram após o anúncio de tarifas de até 50%, ficou para trás.

Ele apontou que a retomada de um patamar intermediário nas tarifas mostra acomodação por parte dos mercados e que as novas diretrizes comerciais já estão sendo precificadas nos ativos financeiros.

Alves também comentou o atual momento das empresas de tecnologia, destacando os lucros da Alphabet, que teve alta de 19% no trimestre, e a retração nos números da Tesla, que enfrenta queda de vendas e margens pressionadas.

Para o economista, investidores seguem apostando no potencial tecnológico da Tesla, sobretudo com projetos futuros como o robô-táxi e humanoides. “Quem compra ações da Tesla não está investindo em uma montadora tradicional, mas em uma empresa de tecnologia”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil