Meta expande cabo de internet submarino de 2,5 mil km para o sul do Brasil
Publicado 21/05/2025 • 08:07 | Atualizado há 6 horas
Publicado 21/05/2025 • 08:07 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Na imagem, da esquerda para a direita: Artur Lemos, chefe da Casa Civil; Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta; Danielle Callazans, secretária de Planejamento, Governança e Gestão; Eduardo Leite, governador do RS; Yana Dumaresq Sobral Alves, diretora de Economia para América Latina da Meta; Kaliana Kalache, diretora de Políticas Públicas, Legislativo, da Meta; e Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para América Latina.
Divulgação/Meta
A Meta anunciou na terça-feira (20) a expansão do cabo submarino Malbec até a cidade de Porto Alegre (RS), marcando a chegada da infraestrutura internacional ao sul do Brasil. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa V.tal, prevê a conclusão da obra até 2027.
O Malbec já conecta o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Buenos Aires (Argentina). Com a nova extensão, Porto Alegre será integrada a essa rede, tornando-se o primeiro grande hub digital internacional da região Sul.
“A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos para empresas e melhorando serviços ao consumidor”, afirmou Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para a América Latina.
O CEO da V.tal, Felipe Campos, destacou o potencial econômico do projeto:
“O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade. Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, OTTs e provedores de internet, além de outras empresas de cabos submarinos.”
Infraestrutura irá beneficiar Santa Catarina e Paraná e vai melhorar conexão com outros países
A infraestrutura deve beneficiar também os estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná, além de melhorar a conexão com outros países do Cone Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
“Este investimento em conectividade submarina, plenamente alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, representa um marco estratégico para o futuro do Estado. Além disso, fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação, setor em que o Rio Grande do Sul é líder no Brasil, segundo o ranking de competitividade dos Estados”, afirmou o governador Eduardo Leite.
O novo trecho do cabo Malbec também deve aumentar a resiliência da infraestrutura digital local, especialmente após as enchentes de 2024 que afetaram o sistema de telecomunicações no estado. A Meta reforçou que investimentos em conectividade são fundamentais para garantir o acesso às tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, em todo o país.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Meta expande cabo de internet submarino de 2,5 mil km para o sul do Brasil
Evento Brasil 2030 discute competitividade e sustentabilidade da indústria brasileira em Brasília
Gripe aviária: governo atualiza lista de países que suspenderam carne de aves do Brasil
Google lança o Veo 3, um gerador de vídeos com IA que incorpora áudio
Nubank anuncia Youssef Lahrech como advisor; David Vélez assume funções de presidente e COO