CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Notícias do Brasil

Ministro defende papel da Previdência e critica visão de que benefícios são “peso” nas contas públicas

Publicado 04/11/2025 • 13:13 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que o sistema previdenciário brasileiro deve ser visto como instrumento de proteção e desenvolvimento social — e não apenas como fonte de pressão sobre as contas públicas.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (4), ele destacou que “a Previdência não é um gasto, é um investimento social”, e disse que a pasta trabalha para fortalecer o financiamento do sistema sem abrir mão da função de amparo à população.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que o sistema previdenciário brasileiro deve ser visto como instrumento de proteção e desenvolvimento social — e não apenas como fonte de pressão sobre as contas públicas.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (4), ele destacou que “a Previdência não é um gasto, é um investimento social”, e disse que a pasta trabalha para fortalecer o financiamento do sistema sem abrir mão da função de amparo à população.

Segundo Queiroz, mais de 73% dos municípios brasileiros têm na Previdência Social sua principal fonte de repasses federais, superando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Em 73% dos municípios, a maior entrada de recursos vem da Previdência. Esse dinheiro movimenta a microeconomia, pois vai para o mercadinho, o cabeleireiro, a farmácia. É o que dá vida a essas economias locais”, afirmou.

‘Pejotização’

Entre as prioridades da pasta, Queiroz citou a inclusão de microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores de aplicativos no sistema previdenciário. “Precisamos atrair esses profissionais para a Previdência Social, fazer com que se sintam parte desse grande arcabouço de proteção. O trabalho mudou, mas não podemos aceitar que a pejotização vire uma forma de precarizar e excluir milhões de brasileiros da rede de amparo”, alertou.

O ministro defendeu que eventuais mudanças para incluir novas categorias sejam discutidas em conjunto com empresas e representantes da sociedade. “Tem que ser uma construção pactuada. As empresas também precisam participar, dar sua contribuição para o sistema”, afirmou, mencionando que o governo pretende retomar o diálogo com motoristas e entregadores de aplicativos.

Questionado sobre o papel da previdência privada, Queiroz ressaltou que o modelo é complementar e não concorrente da rede pública. “Queremos construir um ambiente de previdência social de forma conjunta. A previdência complementar tem um papel importante e supervisionado pela Previc”, disse.

Apesar de reconhecer o déficit previdenciário, o ministro afirmou que ele representa a função social do Estado. “Não podemos ter um país que apresente contas no azul, mas deixe milhões desassistidos. O papel da Previdência é garantir dignidade e equilíbrio social”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;