Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Na política, quando há vontade, há um jeito’, diz analista após revés judicial em tarifas de Trump
Publicado 29/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 2 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 29/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
“Tudo é possível. O Trump tem a sua forma de negociar e conseguir o que quer com suas políticas. Harvard é uma das instituições mais respeitadas dos Estados Unidos”, disse a CEO
Foto: NBC Universal
O presidente dos EUA, Donald Trump, sofreu um grande revés em sua agenda econômica após o Tribunal de Comércio Internacional decidir que ele ultrapassou seus poderes ao usar a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para impor tarifas amplas a vários países.
A decisão, proferida por um painel de três juízes em Manhattan, suspende permanentemente a maioria das tarifas e proíbe futuras alterações. A Casa Branca tem 10 dias para cumprir a suspensão, mas já recorreu da decisão.
Segundo analistas do Goldman Sachs, a medida representa um contratempo, mas não invalida totalmente os planos do governo.
“Esperamos que o governo Trump encontre outras maneiras de impor tarifas”, afirmaram em nota. Eles também destacaram que a decisão aumenta a incerteza, mas não muda o resultado final para os principais parceiros comerciais dos EUA.
A decisão bloqueia a tarifa básica de 10% sobre a maioria das importações e outras sobre China, Canadá e México. No entanto, não atinge tarifas setoriais, como as de aço, alumínio e automóveis.
James Ransdell, sócio do escritório Cassidy Levy Kent, afirmou que esta foi a primeira decisão substancial sobre o tema e que há muitos outros casos pendentes. Segundo ele, a resposta rápida do governo indica que estão trabalhando intensamente para reverter a decisão.
Saiba mais: Trump volta a ameaçar a Rússia. O que isso significa na prática?
“É possível que a Suprema Corte tenha a palavra final”, disse Ransdell à CNBC. Como não há muitos precedentes legais sobre esse tipo de ação presidencial, a corte pode se interessar em analisar o caso.
Steven Blitz, economista-chefe dos EUA na TS Lombard, disse que Trump entende como usar o sistema judiciário para ganhar tempo. “A primeira coisa que ele provavelmente fará é um apelo de emergência à Suprema Corte para manter as tarifas enquanto o processo segue”, afirmou.
Para Blitz, a disputa evidencia os limites do poder presidencial. “A diferença entre uma monarquia e uma democracia constitucional é o sistema legal”, completou.
A decisão teve efeito imediato nos mercados: as bolsas da Ásia-Pacífico fecharam em alta e os futuros dos EUA também subiram. Na Europa, a reação foi mais tímida, com o índice Stoxx 600 subindo 0,2%.
Jordan Rochester, estrategista-chefe da Mizuho EMEA, comentou que o mercado respondeu de forma contida porque “Trump ainda tem várias opções para aumentar tarifas”. Segundo ele, “as coisas ficaram mais complicadas, mas o objetivo final permanece. Na política, quando há vontade, há um jeito.”
O dólar também teve leve alta: o índice do dólar americano subiu 0,14%.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
Aura Minerals levanta R$ 1 bilhão em oferta de ações nos EUA
Com investimento de R$ 6,5 mi, evento de cavalos árabes recebe o sheik do Catar, que vem pela primeira vez ao Brasil
Trump diz que Coca-Cola vai começar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos