CNBC
Sede do Ministério do Comércio da China, em Pequim.

CNBC China e EUA confirmam detalhes de seu acordo comercial, diz Pequim

Brasil

Nestlé amplia investimento em cápsulas e aposta em cafeterias caseiras

Publicado 27/06/2025 • 13:25 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Nestlé anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2028 para expandir sua operação no setor de cafés. Os recursos serão destinados, principalmente, à ampliação da capacidade da fábrica de cápsulas Dolce Gusto, localizada em Montes Claros (MG), e ao aumento do parque de máquinas de consumo fora do lar.
  • No portfólio, a empresa aposta não só em cápsulas de café, mas também em bebidas como lattes, cappuccinos, chocolates e edições especiais. Um dos destaques recentes foi a parceria com a marca Kopenhagen, para o lançamento de uma cápsula com sabor exclusivo.

A Nestlé anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2028 para expandir sua operação no setor de cafés. Os recursos serão destinados, principalmente, à ampliação da capacidade da fábrica de cápsulas Dolce Gusto, localizada em Montes Claros (MG), e ao aumento do parque de máquinas de consumo fora do lar.

“O café faz parte da vida cotidiana do brasileiro. É café na veia para o consumidor”, afirmou Valéria Pardal, diretora executiva de Cafés Nestlé, em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Segundo ela, o objetivo da companhia é acompanhar a transformação do hábito de consumo no país, com foco no segmento premium e em soluções para consumo doméstico.

A executiva explicou que, além da expansão da unidade de Montes Claros, o investimento contempla o reforço da operação de Nescafé no segmento de food service. De acordo com Pardal, Dolce Gusto é hoje o sistema líder no Brasil e vem crescendo com a tendência que ela chamou de “Coffee Shop at Home”, ou cafeteria em casa. “Essa oportunidade permite trazer a diversidade de bebidas de uma cafeteria para dentro de casa”, completou.

No portfólio, a empresa aposta não só em cápsulas de café, mas também em bebidas como lattes, cappuccinos, chocolates e edições especiais. Um dos destaques recentes foi a parceria com a marca Kopenhagen, para o lançamento de uma cápsula com sabor exclusivo.

Leia também:

Nestlé vai remover corantes sintéticos de alimentos e bebidas nos EUA até meados de 2026

Nestlé anuncia R$ 7 bilhões em investimentos no Brasil até 2028

Exportação e mercado premium

A unidade de Montes Claros destina atualmente mais de 30% de sua produção para exportação, com foco nos países da América Latina. Já a fábrica de Araras (SP), especializada em café solúvel, exporta 70% de sua produção para 56 países. Segundo Valéria Pardal, as perspectivas para o mercado internacional são positivas, com safra promissora no Brasil e no Vietnã e expectativa de preços mais estáveis.

Ela destacou ainda o avanço da chamada terceira e quarta onda de cafés no Brasil, com maior interesse por cafés especiais, gourmet e cápsulas. “Nos últimos dez anos, quem impulsiona o crescimento da categoria são os segmentos premium”, observou.

Campanha e sustentabilidade

A Nestlé também reforçou a comunicação de sua marca Nescafé com a campanha “Fazedores de Café”, que coloca os produtores como protagonistas nos rótulos e divulga histórias de sucessores e novos empreendedores do campo. Segundo Pardal, sustentabilidade e agricultura regenerativa são pontos centrais da estratégia da companhia.

Consumo no Brasil e na Argentina

Na comparação entre os dois países, Valéria Pardal apontou diferenças no perfil de consumo. “Na Argentina, se bebe uma xícara de café a cada dois dias. Aqui, são quatro por dia”, disse. Para a executiva, esse hábito mais intenso no Brasil torna o mercado local estratégico e prioritário para a operação global da companhia.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil