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Nestlé amplia investimento em cápsulas e aposta em cafeterias caseiras
Publicado 27/06/2025 • 13:25 | Atualizado há 7 horas
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Publicado 27/06/2025 • 13:25 | Atualizado há 7 horas
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A Nestlé anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2028 para expandir sua operação no setor de cafés. Os recursos serão destinados, principalmente, à ampliação da capacidade da fábrica de cápsulas Dolce Gusto, localizada em Montes Claros (MG), e ao aumento do parque de máquinas de consumo fora do lar.
“O café faz parte da vida cotidiana do brasileiro. É café na veia para o consumidor”, afirmou Valéria Pardal, diretora executiva de Cafés Nestlé, em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Segundo ela, o objetivo da companhia é acompanhar a transformação do hábito de consumo no país, com foco no segmento premium e em soluções para consumo doméstico.
A executiva explicou que, além da expansão da unidade de Montes Claros, o investimento contempla o reforço da operação de Nescafé no segmento de food service. De acordo com Pardal, Dolce Gusto é hoje o sistema líder no Brasil e vem crescendo com a tendência que ela chamou de “Coffee Shop at Home”, ou cafeteria em casa. “Essa oportunidade permite trazer a diversidade de bebidas de uma cafeteria para dentro de casa”, completou.
No portfólio, a empresa aposta não só em cápsulas de café, mas também em bebidas como lattes, cappuccinos, chocolates e edições especiais. Um dos destaques recentes foi a parceria com a marca Kopenhagen, para o lançamento de uma cápsula com sabor exclusivo.
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A unidade de Montes Claros destina atualmente mais de 30% de sua produção para exportação, com foco nos países da América Latina. Já a fábrica de Araras (SP), especializada em café solúvel, exporta 70% de sua produção para 56 países. Segundo Valéria Pardal, as perspectivas para o mercado internacional são positivas, com safra promissora no Brasil e no Vietnã e expectativa de preços mais estáveis.
Ela destacou ainda o avanço da chamada terceira e quarta onda de cafés no Brasil, com maior interesse por cafés especiais, gourmet e cápsulas. “Nos últimos dez anos, quem impulsiona o crescimento da categoria são os segmentos premium”, observou.
A Nestlé também reforçou a comunicação de sua marca Nescafé com a campanha “Fazedores de Café”, que coloca os produtores como protagonistas nos rótulos e divulga histórias de sucessores e novos empreendedores do campo. Segundo Pardal, sustentabilidade e agricultura regenerativa são pontos centrais da estratégia da companhia.
Na comparação entre os dois países, Valéria Pardal apontou diferenças no perfil de consumo. “Na Argentina, se bebe uma xícara de café a cada dois dias. Aqui, são quatro por dia”, disse. Para a executiva, esse hábito mais intenso no Brasil torna o mercado local estratégico e prioritário para a operação global da companhia.
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