ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 renova recorde intradiário e supera 152 mil pontos à espera do Copom

CNBC

CNBCBinance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente

Notícias do Brasil

Após seis anos, Masp reabre seu vão livre com novo prédio e mais exposições

Publicado 17/03/2025 • 13:45 | Atualizado há 8 meses

KEY POINTS

  • A inauguração do segundo imóvel aumentará em 66% a área dedicada a mostras. Há seis anos em obras, o prédio finalmente será aberto, com um conjunto de exposições intitulado Cinco Ensaios sobre o Masp.
  • A arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914-1992) dá nome ao icônico prédio sustentado por arcos vermelhos sobre o vão livre, inaugurado em 1968, onde mais de 11 mil peças, da Antiguidade ao século 21, compõem o acervo permanente.
  • “O Masp cresceu e ficou maior que seu edifício. Alargar as fronteiras era necessário”, afirmou o diretor-presidente da instituição, Heitor Martins.
Novo prédio do Masp (em preto, à direita) vai ampliar em 66% a área dedicada a mostras

Novo prédio do Masp (em preto, à direita) vai ampliar em 66% a área dedicada a mostras

Leonardo Finotti/Divulgação

No próximo dia 28 de março, o casal Lina e Pietro Maria Bardi se reencontra na Avenida Paulista, 57 anos após o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, o Masp — Museu de Arte de São Paulo, desembarcar na via em que se tornaria cartão-postal.

A arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992) dá nome ao icônico prédio sustentado por arcos vermelhos sobre o vão livre, inaugurado em 1968, onde mais de 11 mil peças, da antiguidade ao século 21, compõem o acervo permanente.

Seu então marido, o negociador de arte e expositor Pietro Maria Bardi (1900–1999), durante três décadas a imagem pública do Masp, será o nome do edifício todo preto de 14 andares, vizinho ao museu.

A inauguração do segundo imóvel aumentará em 66% a área dedicada a mostras. Há seis anos em obras, o prédio finalmente será aberto, com um conjunto de exposições intitulado Cinco Ensaios sobre o Masp.

A partir do segundo semestre, uma passagem subterrânea ligará os edifícios Lina e Pietro. Assim, diz a administração, “o Masp passa a ser um museu composto por dois prédios”, incluindo o vão livre de 74 metros, que já foi o maior do mundo e teve a concessão ampliada. A área total mais que dobra e atinge 21,8 mil metros quadrados.

“O Masp cresceu e ficou maior que seu edifício. Alargar as fronteiras era necessário”, afirmou o diretor-presidente da instituição, Heitor Martins. Segundo ele, as mudanças tornarão o local ainda mais inclusivo, diverso e plural.

Por esse motivo, agora, um dos principais critérios de aquisição de obras enfoca trabalhos que participaram de exposições recentes no museu — Histórias Afro-Atlânticas (2018), Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (2019) e Histórias Brasileiras (2021–22).

Nesse contexto, segundo o museu, foi feita a atual exposição de longa duração (Acervo em Transformação), na qual a primeira fileira é inteiramente dedicada a trabalhos de artistas negros e a segunda, a de artistas mulheres, incluindo o icônico cartaz em português das Guerrilla Girls, de 2017, uma crítica à pouca presença de mulheres que havia na mostra do acervo — porcentual que, segundo o próprio Masp, era de 6% e que atualmente passa de 20%. “Ainda há muito trabalho a ser feito.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;