Pacote de gastos, eleição no Uruguai, confiança do consumidor; o que move os negócios no mercado financeiro
Publicado 25/11/2024 • 07:21 | Atualizado há 5 meses
BREAKING NEWS
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Chegando à aposentadoria? Estas estratégias podem proteger suas economias da volatilidade tarifária
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos ‘reutilizados’?
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 25/11/2024 • 07:21 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Reprodução Pixabay
Duas importantes reuniões com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estão no radar dos investidores nesta segunda-feira. O tema central é o aguardado pacote de gastos, que deverá ser anunciado amanhã, como afirmou o ministro Fernando Haddad na semana passada.
Às 10h, o ministro da Fazenda e os ministros Rui Costa e Esther Dweck se reúnem com Lula. Às 15h, o presidente recebe 12 ministros, entre eles Haddad, Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde). A expectativa é de que seja enviada ao Legislativo uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com o pacote.
Outros temas domésticos
Ainda no cenário interno, será divulgado o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) referente a novembro. Em semana de “Blackfriday” é um importante termômetro para os analistas, influenciando no ritmo da economia.
As transações correntes e os investimentos estrangeiros diretos do mês de outubro, divulgados pelo Banco Central, também saem pela manhã, assim como o Boletim Focus desta semana – no boletim de semana passada os agentes reiteraram o viés de alta para a inflação no Brasil. Segundo as instituições financeiras consultadas, as previsões para o IPCA em 2024, 2025 e 2026 foram de alta.
Para o fim deste ano, a projeção subiu de 4,62% para 4,64%.
No cenário para a taxa Selic, a mudança foi na perspectiva para o ano que vem. A taxa básica de juros esperada evoluiu de 11,50% para 12%.
No cenário internacional
O esquerdista Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, com 49,3% dos votos. Com 87% dos votos contados, o resultado foi revelado no fim da noite deste domingo (24).
E os Estados Unidos devem divulgar o Índice de Atividade Nacional Fed Chicago referente a outubro. São 85 indicadores econômico, vendas, empregos e consumo.
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Papa Francisco, o primeiro pontífice das Américas, morre aos 88 anos
Chery lança LEPAS L8 de olho no segmento premium global
'Um homem do povo': líderes mundiais reagem à morte do Papa Francisco
Sinos da catedral de Notre-Dame em Paris tocam 88 vezes em homenagem ao Papa
Autor de best-seller alerta para possível grande depressão e prevê Bitcoin a US$ 1 mi