Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Perdemos cerca de 1 milhão de motoristas nos últimos anos’, alerta CEO da CarboFlix
Publicado 17/04/2025 • 06:31 | Atualizado há 7 meses
        
        
                            
                    
                    
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips                    
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
OpenAI fecha acordo de US$ 38 bilhões com Amazon em parceria inédita entre as gigantes
Mercado em foco: Amazon dispara, Netflix faz desdobramento e chocolate pesa no bolso
Publicado 17/04/2025 • 06:31 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
                            CEO da CarboFlix, Thelis Botelho, falou sobre os principais gargalos logísticos enfrentados pelo Brasil
Divulgação
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta quarta-feira (16), o CEO da CarboFlix, Thelis Botelho, falou sobre os principais gargalos logísticos enfrentados pelo Brasil. Segundo ele, a infraestrutura rodoviária é um dos grandes desafios que comprometem o escoamento da produção nacional.
Questionado sobre a situação atual da logística e da malha rodoviária brasileira, Botelho foi direto:
“A nossa estrutura rodoviária e de logística como um todo é bastante problemática. Novos investimentos em infraestrutura demandam tempo”, afirmou.
Segundo ele, o Brasil vive um momento crítico no setor logístico, especialmente após uma safra recorde, que expôs ainda mais os gargalos do transporte.
“Hoje temos diversos desafios. Não há como fazer uma correção de rota de forma rápida. Com o aumento das exportações e da demanda, é necessário ter maior capacidade logística para escoar essa carga. Não adianta nada aumentar a produção se não conseguimos transportar para portos, aeroportos, enfim”, explicou o executivo.
Botelho destacou ainda a escassez de profissionais como um dos principais obstáculos:
“Estamos perdendo mão de obra. Nos últimos nove anos, perdemos cerca de 1 milhão de motoristas. E o tempo para capacitar e colocar um novo profissional nas estradas é longo”, completou.
Ao ser perguntado sobre a falta de atratividade da profissão de caminhoneiro, ele foi enfático:
“Antes, muitos jovens se inspiravam nos pais e queriam seguir a carreira. Hoje, isso mudou. A jornada é exaustiva, as condições nas estradas são difíceis, e a remuneração muitas vezes não compensa os riscos. Isso afasta os jovens”, avaliou.
“Além disso, falta estrutura. Vale lembrar que 80% de tudo o que é transportado no Brasil passa pelas rodovias”, acrescentou.
Sobre o espaço para novas empresas de logística no país, o CEO reconheceu que o cenário é desafiador:
“É muito complexo. Imagine um cliente autônomo tentando competir ou operar nesse ambiente. A logística no Brasil exige planejamento, resiliência e capital para enfrentar um sistema ainda muito defasado”, concluiu.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
                                1
            SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
                                2
            Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
                                3
            Embraer tem receita recorde no trimestre, lucro cai 76%; entenda
                                4
            Itaú x Petrobras: banco ultrapassa petroleira como maior da bolsa; o que esperar agora?
                                5
            Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%