CNBC

CNBCFamílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão

Notícias do Brasil

PETR4: Mercado se anima com Margem Equatorial, mas vê incertezas sobre produção e preço do petróleo

Publicado 23/10/2025 • 20:04 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • EPE estima 5,7 bilhões de barris recuperáveis na Margem Equatorial — volume que pode elevar em até 58% as reservas provadas da Petrobras (PETR4).
  • As ações da estatal subiram mais de 2% na semana, mas o futuro dos papéis segue incerto, em meio à pressão do Brent próximo de US$ 60 por barril.
  • Fase atual é exploratória, com testes previstos para cinco meses; expectativa é de que o pico da Margem Equatorial coincida com o declínio do pré-sal, reduzindo riscos de queda de produção.

Divulgação.

Poço pioneiro na Margem Equatorial pode marcar nova fronteira energética no país.

Após mais de cinco anos de trâmites regulatórios, a liberação da exploração da Margem Equatorial marca um avanço relevante para a Petrobras (PETR4).

Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, estimam cerca de 5,7 bilhões de barris de petróleo recuperáveis na região — volume que poderia elevar em até 58% as reservas provadas da Petrobras.

No pregão desta quinta-feira, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram e acumulam ganhos de mais de 2% na semana. Mas o futuro dos papéis ainda é incerto, e isso não está apenas relacionado à quantidade de petróleo acessível na Margem Equatorial, mas também a quanto o mercado global estará pagando pela commodity quando os barris começarem a ser enchidos.

“Embora o anúncio represente um marco para a expansão da fronteira petrolífera brasileira, ainda é cedo para mensurar seus impactos concretos sobre o valor de longo prazo da Petrobras. Além disso, o momento de pressão sobre o Brent — que voltou a operar próximo de US$ 60 por barril — contribuiu para limitar a reação positiva das ações no curto prazo”, afirma Rodrigo Alvarenga, sócio da ONE Investimentos.

Leia mais:
Magda Chambriard defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas e diz que Ibama fez ‘exigências seríssimas’
Petróleo fecha em alta superior a 5%, após sanções dos EUA contra petrolíferas da Rússia
Presidente da Petrobras: Exploração da Margem Equatorial depende agora de encontrar petróleo
Ibama não precisava esperar a COP30 para liberar perfuração da Petrobras, diz Alckmin

Tempo para descobrir o tamanho do retorno

Alvarenga destaca que a fase atual é apenas exploratória. Os testes iniciais devem durar cerca de cinco meses e servirão para avaliar a viabilidade econômica dos reservatórios. Em caso de resultados positivos, a companhia ainda precisará de novas licenças e autorizações antes de avançar para a produção comercial.

Nesta quinta-feira, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que já começaram os trabalhos da petroleira na Margem Equatorial. “Esse processo agora de exploração é muito importante para a Petrobras. Nessa fase inicial, dá para ter uma ideia realmente do que há de reserva (na Margem Equatorial), o que será fundamental para a nova precificação dos papéis da Petrobras”, avalia o sócio da Nord Investimentos, Fabiano Vaz.

Depois da fase exploratória, vem a etapa de estudos de viabilidade econômica — e, só então, o aporte de investimentos para iniciar a produção de petróleo. O caminho é longo e, até lá, cada nova informação em todas essas etapas movimentará o preço das ações. Portanto, a volatilidade parece ser a única certeza.

“Até por esse processo longo e demorado que ainda vamos acompanhar, é muito difícil projetar ou ter alguma ideia de números mais próximos da realidade”, pondera Vaz.

Ainda assim, a perspectiva é positiva, porque a Margem Equatorial deve atingir seu pico de produção quando o pré-sal entrar em declínio. Sem essa descoberta, a Petrobras naturalmente sofreria um impacto negativo na bolsa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;