Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
PIB dos EUA cresce 2,3% no quarto trimestre, abaixo do esperado
Publicado 30/01/2025 • 11:22 | Atualizado há 9 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 30/01/2025 • 11:22 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Bandeira dos Estados Unidos.
Unsplash
O crescimento da economia dos Estados Unidos desacelerou um pouco mais do que o esperado nos últimos três meses de 2024, de acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Comércio nesta quinta-feira (30).
O Produto Interno Bruto (PIB), que mede todos os bens e serviços produzidos na extensa economia americana durante o período, mostrou que a economia acelerou a um ritmo anualizado de 2,3% no quarto trimestre.
Leia também:
Economistas consultados pela Dow Jones esperavam um aumento de 2,5%, após um crescimento de 3,1% no terceiro trimestre.
O relatório encerra 2024 com uma nota um tanto desanimadora, embora o crescimento tenha se mantido relativamente sólido. No ano inteiro, o PIB acelerou 2,8%, em comparação com 2,9% em 2023. A divulgação foi a primeira de três estimativas que o Escritório de Análise Econômica do departamento fornecerá.
O crescimento se manteve principalmente graças aos consumidores, que continuaram a gastar de forma vigorosa, apesar do peso contínuo dos preços altos em tudo, desde imóveis e carros até ovos no supermercado.
Embora a inflação esteja bem abaixo do pico de 40 anos registrado em meados de 2022, ela continua sendo um fardo para as famílias, especialmente aquelas na faixa de renda mais baixa.
Os gastos do consumidor aumentaram em um ritmo robusto de 4,2% e, como de costume, representaram cerca de dois terços de toda a atividade econômica. Os gastos do governo também deram um impulso, acelerando a um nível de 3,2%.
O comércio foi um fator negativo para o crescimento no período, com as importações, que subtraem do cálculo do PIB, recuando 0,8%. As exportações também caíram 0,8%. O investimento privado doméstico bruto caiu 5,6%, reduzindo mais de um ponto percentual no número geral.
Em outras notícias econômicas de quinta-feira, os pedidos iniciais de seguro-desemprego totalizaram 207.000 na semana encerrada em 25 de janeiro, uma queda acentuada de 16.000 em relação ao período anterior e bem abaixo da previsão de 228 mil.
Os pedidos contínuos, que têm uma semana de defasagem, também caíram, diminuindo 42 mil para 1,86 milhão.
A resiliência da economia americana e a desaceleração relativa da inflação permitiram que o Federal Reserve (Fed) assumisse uma postura paciente em relação à política monetária. Embora o Fed tenha cortado sua taxa de juros básica em um ponto percentual nos últimos quatro meses de 2024, os funcionários indicaram que reduções agressivas são improváveis este ano.
Na reunião recentemente concluída do Fed, os banqueiros centrais não deram nenhuma indicação de que esperam cortes em breve, com o presidente Jerome Powell insistindo que não está com pressa para afrouxar a política monetária.
Os funcionários do Fed têm expressado alguma preocupação sobre se a queda na inflação estagnou. O relatório de quinta-feira mostrou que o chamado índice de preços ponderado por cadeia, que mede os preços e considera a substituição de produtos mais caros por itens menos custosos, aumentou 2,2% no trimestre, acima do avanço de 1,9% no terceiro trimestre, mas ligeiramente abaixo da estimativa de 2,3%.
No entanto, os dados também mostraram que os consumidores estão usando suas economias para financiar suas compras. A taxa de poupança pessoal foi de 4,1%, uma queda de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, atingindo o nível mais baixo em dois anos.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Os danos do tarifaço aos exportadores: Nordeste cai mais em volume vendido e Sul tem perda maior em dólares, diz FGV
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”