CNBC

CNBCGoogle pode perder o Chrome: oferta da Perplexity esquenta decisão sobre possível divisão da empresa

Brasil

Plano prorroga prazo para que empresas que usam ‘drawback’ exportem mercadorias

Publicado 14/08/2025 • 01:19 | Atualizado há 2 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O governo federal decidiu prorrogar pelo prazo de um ano o prazo para que as empresas consigam exportar suas mercadorias que tiveram insumos beneficiados pelo regime de drawback.
  • A medida vale para as empresas que contrataram exportações para os Estados Unidos que seriam realizadas até o final deste ano de 2025.
O tarifaço atinge uma pauta de exportações diversificada: dez produtos respondem por 57% das vendas externas ao mercado norte-americano.

O tarifaço atinge uma pauta de exportações diversificada

Ministério dos Portos

O governo federal decidiu prorrogar pelo prazo de um ano o prazo para que as empresas consigam exportar suas mercadorias que tiveram insumos beneficiados pelo regime de drawback. A medida vale para as empresas que contrataram exportações para os Estados Unidos que seriam realizadas até o final deste ano de 2025.

Esta é uma das medidas do plano de contingência, elaborado para mitigar os efeitos negativos da sobretaxa aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Drawback é um regime aduaneiro que suspende, isenta ou devolve tributos na importação de insumos usados na produção de bens que serão exportados.

Leia mais
Crédito subsidiado, incentivos fiscais, abertura de mercados e compras governamentais, conheça detalhes do plano antitarifaço

Diferimento de tributos

A Receita Federal fica autorizada a fazer diferimento (adiamento) de cobrança de impostos para as empresas mais afetadas pelo tarifaço. Esse adiamento do pagamento de tributos será válido pelos próximos dois meses para as empresas mais afetadas.

Outra medida é a possibilidade dada à União, aos Estados e aos municípios para fazerem compras para seus programas de alimentação (para merenda escolar, hospitais etc). A medida vale apenas para produtos afetados pelas sobretaxas unilaterais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou nesta quarta-feira, 13, a Medida Provisória (MP) “Brasil Soberano”, que estabelece um conjunto inicial de medidas para proteger empresas e trabalhadores brasileiros dos efeitos da sobretaxa anunciada pelo governo dos EUA sobre produtos brasileiros.

A MP ainda não foi formalmente apresentada. Secretários da Fazenda, do MDIC e do MRE fazem o detalhamento das medidas no Palácio do Planalto neste momento.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil