Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
A investidores de mineração, Lula pede transferência de tecnologia e diz que terras raras são do Brasil
Publicado 30/10/2025 • 22:44 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa abre em queda de 1%
Pfizer, Roku e Kraft Heinz dominam as movimentações do pré-mercado
Acordo comercial tecnológico entre EUA e Reino Unido está parado; entenda por que
Europa deve flexibilizar proibição histórica de carros novos a diesel e gasolina a partir de 2035
PayPal pretende formar banco de empréstimos a pequenas empresas; entenda
Musk revela se SpaceX vai abrir capital em 2026
Publicado 30/10/2025 • 22:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (30), a soberania do país na exploração de terras raras em território nacional, durante reunião com integrantes da Comissão Global de Investidores Mining 2030. Lula fez questão de reiterar, por diversas vezes, que a riqueza gerada pela exploração dos minerais deve pertencer aos brasileiros.
Segundo fontes que participaram do encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, o petista enfatizou aos investidores o desejo de transformar o Brasil em um protagonista mundial na produção de minerais críticos. Ele demonstrou disposição para acolher investimentos e ampliar parcerias internacionais, mas ressaltou que isso deve ocorrer com transferência de tecnologia e práticas responsáveis e sustentáveis na exploração mineral.
A reportagem apurou que os investidores se mostraram entusiasmados e solicitaram uma nova rodada de conversas com representantes do governo, a fim de manter o diálogo e avançar em possíveis negociações.
A Comissão Global de Investidores representa mais de 85 instituições financeiras internacionais e propõe novos mecanismos de governança e investimento responsável no setor mineral, com fundos que somam até US$ 17 trilhões em ativos.
Também participaram do encontro o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Durante a conversa, Silveira reforçou que o Brasil está estruturando o Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos para garantir a soberania e o interesse nacional na produção desses recursos, além de orientar parcerias internacionais estratégicas. A iniciativa, segundo o ministro, está alinhada à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, atualmente em discussão no Congresso Nacional.
O encontro com representantes mundiais do setor ocorre em meio à crescente demanda global por minerais críticos. O Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, o que tem colocado o país no centro das atenções e despertado o interesse de potências como os Estados Unidos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Vasco: quanto o clube já ganhou com a vaga na final da Copa do Brasil?
2
Cacau Show: quanto é preciso investir para ter uma franquia da loja de chocolates?
3
Exclusivo: rombo nas estatais federais força socorro bilionário com dinheiro público
4
Mega da Virada: ganhou o prêmio? Veja como sacar o dinheiro
5
Carrefour anuncia série de movimentações estratégicas; saiba o que muda