BREAKING NEWS:

Nvidia e OpenAI fecham parceria bilionária

CNBC

CNBCApple assume controle total dos chips do iPhone Air com foco em IA

Notícias da política brasileira

Esposa de Alexandre de Moraes é sancionada pelos EUA sob a Lei Magnitsky

Publicado 22/09/2025 • 11:29 | Atualizado há 2 horas

Mauro PIMENTEL/AFP

O Ministro da Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, participam do 24º Fórum Empresarial LIDE, no Rio de Janeiro, Brasil, em 22 de agosto de 2025.

O governo dos Estados Unidos sancionou nesta segunda-feira (22) Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, com a lei Magnitsky, aplicada a estrangeiros por violações de direitos humanos ou corrupção.

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Com a medida, todos os eventuais bens de Viviane nos EUA estão bloqueados, e os de empresas a ela ligadas, como a Barci de Moraes, que tem entre os sócios ela própria e dois filhos do casal.

A sanção impede que a esposa do ministro realize transações com cidadãos e empresas dos EUA, incluindo o uso de cartões de crédito de bandeira americana. Alexandre de Moraes já havia sido alvo da mesma sanção em julho.

A Lei Magnitsky, aprovada em 2012 durante o governo de Barack Obama, permite que os Estados Unidos imponham sanções a estrangeiros por violações de direitos humanos ou corrupção. Entre as penalidades previstas estão o bloqueio de contas bancárias e bens em solo norte-americano, cancelamento de vistos e proibição de entrada no país.

Em maio deste ano, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chegou a ameaçar aplicar a lei contra membros do Judiciário brasileiro. Questionado pelo deputado republicano Cory Mills, da Flórida, Rubio afirmou que “há uma grande possibilidade de que isso aconteça”.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira