Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Impacto do shutdown será restrito e pouco sentido no Brasil, aponta ex-ministro
Publicado 01/10/2025 • 22:34 | Atualizado há 2 horas
Chefe de vendas da Microsoft, Althoff, assume novo cargo como CEO de negócios comerciais
Governo Trump congela US$ 18 bilhões em projetos de infraestrutura em Nova York, diz Vought
Bitcoin sobe enquanto investidores buscam porto seguro global em meio à paralisação nos EUA
Data centers são a nova corrida do ouro para o mercado imobiliário global — mas será que o financiamento consegue acompanhar?
Petrolíferas dos EUA cortam milhares de empregos com queda nos preços, aumento de tarifas e fusões
Publicado 01/10/2025 • 22:34 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O Congresso americano não chegou a um consenso sobre o orçamento, e os Estados Unidos entraram em shutdown na madrugada desta quarta-feira (1º). Em entrevista ao Times Brasil | Licenciado Exclusivo CNBC, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles avaliou que os efeitos diretos do shutdown para o Brasil serão limitados.
Segundo ele, as empresas que poderão ser mais afetadas são aquelas que dependem de dados americanos para planejar suas operações. “Existe alguma coisa das empresas que têm interação com os Estados Unidos, seja importando ou exportando, que dependem de alguns dados americanos para fazer suas análises, mas eu não acredito em grande impacto para o Brasil”, afirmou.
Já os impactos para os EUA, Meirelles destacou que o shutdown pode atrapalhar a divulgação de informações econômicas importantes. “O shutdown pode fazer duas coisas. Primeiro, não ser possível divulgar, pelo menos temporariamente, números importantes para análise da economia. Segundo, para serviços essenciais do governo”, disse. Ele ressaltou que parte dos serviços já vinha sendo impactada anteriormente e que, em geral, a situação tende a se resolver em poucos dias, minimizando efeitos imediatos sobre mercados e outras economias.
Leia também:
Shutdown nos EUA não derruba o dólar, mas reforça paradoxo da maior economia do mundo
Crise em Washington: shutdown fecha agências, pressiona economia e impulsiona ouro
A situação também coincide com a entrada em vigor de novas tarifas sobre medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens para cozinha e banheiro, que variam entre 25% e 100%.
Sobre o ambiente político americano, o ex-ministro comentou que, embora o governo tenha dificuldades de funcionamento, “as partes dos dois partidos políticos nos Estados Unidos terão que chegar a um acordo e aprovar um orçamento”. Para ele, não há sinais de desespero, e a expectativa é de que a situação se normalize em breve.
Questionado sobre recentes decisões da Suprema Corte americana, que impediram a demissão imediata da diretora do Federal Reserve Lisa Cook, Meirelles afirmou que a medida pode tranquilizar a equipe do Fed. No entanto, alertou que o presidente Donald Trump poderá tentar influenciar a composição da diretoria futuramente, embora ainda de acordo com as regras institucionais.
O ex-ministro também comentou sobre a instrução normativa do governo brasileiro que proíbe beneficiários do Bolsa Família de utilizarem plataformas de apostas. Meirelles destacou que a medida envolve questões de condicionantes do programa e uso consciente de recursos, sem indicar impactos significativos para a economia do país.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Santander exonera vice-presidente executiva
Oncoclínicas anuncia reestruturação e foca em parcerias e tratamentos oncológicos; ações disparam após anúncio
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Elon Musk se torna a primeira pessoa na História a acumular US$ 500 bilhões em patrimônio