CNBC
O logotipo da Pfizer é visto do lado de fora da fábrica da empresa farmacêutica, em Newbridge, Irlanda, em 10 de fevereiro de 2025.

CNBCRelatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna

Notícias da política brasileira

EXCLUSIVO: quais os próximos passos da investigação sobre fraudes depois da prisão do ‘careca do INSS’?

Publicado 12/09/2025 • 19:44 | Atualizado há 3 horas

O deputado Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS, afirmou em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC que as recentes prisões, incluindo a de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, reforçam a convicção de que “a cadeia será o destino não apenas de quem roubou, mas também de quem protegeu os ladrões, inclusive da classe política”.

Gaspar destacou que sua iniciativa levou ao envio de um requerimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que fortalece a certeza de que não haverá impunidade. Segundo ele, o foco da comissão é identificar não apenas os autores diretos do esquema bilionário, mas também os apoios políticos que permitiram a fraude, além de criar mecanismos legais para evitar novas ocorrências, recuperar os recursos desviados e compensar aposentados e pensionistas lesados.

Leia mais:
CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva de 21 investigados por descontos ilegais
Como advogado ‘ostentação’ e empresário de seguros atuavam no esquema de fraudes do INSS, segundo a PF
CPMI do INSS convoca ex-ministros, ex-presidentes e ‘operadores de fraudes’ para investigar descontos irregulares

A fala do deputado ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a “Operação Cambota”, desdobramento da “Operação Sem Desconto”, contra um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que se estendeu por cerca de seis anos. A investigação aponta um prejuízo de R$ 6,3 bilhões em desvios de aposentadorias e pensões, operados por meio de empresas de fachada que cadastravam beneficiários sem autorização e inseriam descontos indevidos em contracheques.

Gaspar apresentou um plano de trabalho didático, aprovado por situação e oposição, com o objetivo principal de rastrear o dinheiro. “O dinheiro vai nos mostrar, com provas materiais, quem colocou no bolso aquilo que pertence aos aposentados e pensionistas”, afirmou. Segundo ele, já houve o afastamento do sigilo fiscal e bancário de mais de 300 CPFs e CNPJs, medida que permitirá identificar os responsáveis pelos recursos desviados.

Quanto às próximas etapas, o relator informou que os depoimentos do “Careca do INSS” e de Maurício Camisotti já foram aprovados. A convocação de Antunes está marcada para a próxima segunda-feira (14), às 16h, com ciência do ministro André Mendonça e solicitação formalizada pela advocacia do Senado.

Gaspar, que atuou por duas décadas no Ministério Público, disse confiar plenamente no trabalho da comissão: “Não quero jogar fora a minha história de vida. A CPMI não terminará sem resultados”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL: 

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais 

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562 

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube 

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings 

#CNBCNoBrasil #JornalismoDeNegócios #TimesBrasilCNBC

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira