Lula e Trump publicam postagens positivas sobre telefonema e reforçam reaproximação diplomática.
Conversa abordou comércio bilateral, tarifas e retomada das relações entre Brasil e Estados Unidos.
Expectativa é de novos encontros presenciais e avanço nas negociações comerciais.
Mark Garten via Fotos Públicas
23/09/2025 - Presidente Donald Trump assiste ao discurso na ONU do Presidente Lula da Silva depois elogia em discurso.
O presidente Donald Trump publicou nesta segunda-feira (6) mensagem em suas redes sociais afirmando ter tido uma “ótima conversa telefônica com o presidente Lula”, destacando que o diálogo foi centrado na economia e no comércio entre os dois países.
Segundo o líder norte-americano, novas conversas e encontros presenciais estão previstos “em um futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”.
“Esta manhã, tive uma ótima ligação telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos temas, mas foi principalmente focada na economia e no comércio entre nossos dois países. Teremos mais conversas e nos encontraremos em um futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da ligação — nossos países irão muito bem juntos!”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.
Reprodução: Truth Media @realDonaldTrump
Pouco antes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou no X (antigo Twitter), reforçando o tom amistoso da conversa, que durou cerca de 30 minutos. Lula afirmou que a ligação foi “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
O presidente brasileiro relatou ter solicitado a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e o fim de restrições aplicadas a autoridades brasileiras. Lula ainda informou que Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para seguir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Segundo o Planalto, os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve, com Lula sugerindo reuniões durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, ou na COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.
As postagens públicas de ambos reforçam o caráter positivo da ligação e indicam uma retomada gradual do diálogo diplomático e comercial entre as duas maiores economias do continente. Analistas avaliam que o gesto pode abrir espaço para redução de tarifas e melhora na percepção de risco político entre os países.
Recebi, nesta manhã (6/10), telefonema do presidente Trump. Conversamos por 30 minutos e relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.
Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações…