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Avaliação do governo Lula melhora em sete áreas, mas percepção segue negativa

Publicado 19/09/2025 • 11:05 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • Avaliação positiva do governo Lula cresce em sete das nove áreas analisadas pela pesquisa Ipsos-Ipec.
  • Educação é a única área em que a aprovação supera a avaliação negativa, com 38% de ótimo ou bom.
  • Economia concentra maior insatisfação, com 49% de avaliação ruim ou péssima no combate à inflação e nos gastos públicos.

O instituto Ipsos-Ipec divulgou hoje que a avaliação positiva do governo Lula cresceu em sete das nove áreas avaliadas. Apesar da melhora, a percepção da população continua majoritariamente negativa em quase todos os setores, com exceção da Educação.

A área de educação se mantém como o destaque positivo, registrando 38% de ótimo ou bom, seis pontos percentuais a mais que em junho. A avaliação negativa recuou de 40% para 35%.

No combate à fome e pobreza, a percepção positiva subiu de 26% para 33%, enquanto a negativa caiu de 46% para 40%.

No combate ao desemprego, a aprovação cresceu de 25% para 30%, com redução da avaliação ruim ou péssima de 45% para 41%. Já na saúde, a avaliação positiva passou de 22% para 28%, enquanto a negativa recuou de 48% para 42%.

Na segurança pública, 26% avaliam a atuação como positiva, ante 20% em junho, e a reprovação caiu de 52% para 45%. O meio ambiente também registrou melhora, com 30% de avaliação positiva, contra 26% anteriormente.

O ponto fora da curva foi a política externa, que teve aumento da avaliação negativa, atingindo 44%.

As áreas mais mal avaliadas continuam sendo a gestão econômica. O combate à inflação e o controle de gastos públicos são considerados ruins ou péssimos por 49% dos entrevistados. Apenas 21% avaliam essas áreas como ótimas ou boas.

Segundo Márcia Cavallari, diretora-geral da Ipsos-Ipec, “a análise detalhada da atuação do governo por áreas mostra uma profunda fragmentação da opinião pública e a ausência de um pilar de aprovação sólida para a gestão. O desafio para o governo é criar uma vitrine de sucesso que gere entusiasmo e, consequentemente, uma sensação de melhora efetiva na vida da população”.

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