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Quatro das oito atividades do varejo crescem em abril ante março, aponta IBGE

Publicado 12/06/2025 • 17:36 | Atualizado há 6 dias

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram expansão em abril de 2025 ante igual mês de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma elevação de 4,8%.
  • O volume de vendas do varejo chegou a abril em patamar 9,9% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
Varejo digital.

Varejo digital.

Pexels.

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, o volume vendido encolheu 0,4%. Houve avanços em

  • Livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%);
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (0,6%);
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em:

  • Combustíveis e lubrificantes (-1,7%);
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%);
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%);
  • Móveis e eletrodomésticos (-0,3%).

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve queda de 1,9% em abril ante março.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou retração de 2,2%, Material de construção caiu 0,4%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.

Comparação com abril de 2024

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram expansão em abril de 2025 ante igual mês de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma elevação de 4,8%. Houve crescimento em:

  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,9%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (7,8%);
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,4%);
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,9%);
  • Móveis e eletrodomésticos (0,7%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em:

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,2%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%);
  • Combustíveis e lubrificantes (-1,9%).

No varejo ampliado, as vendas subiram 0,8% em abril de 2025 ante abril do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 7,1%, Material de Construção teve queda de 2,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 2,4%.

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Índice de média móvel trimestral do varejo sobe 0,3% em abril, revela IBGE

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve uma alta de 0,3% em abril, divulgou nesta quinta-feira o IBGE.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 0,2% em abril.

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo ampliado em março ante fevereiro, de uma alta de 1,9% para uma elevação de 1,7%.

No varejo restrito, a taxa de março ante fevereiro foi mantida em alta de 0,8%.

IBGE aponta que varejo está 9,9% acima do período pré-pandemia

O volume de vendas do varejo chegou a abril em patamar 9,9% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas operam 5,6% acima do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quinta pelo IBGE.

Os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, material de construção e combustíveis estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 38,4% acima do pré-crise sanitária; supermercados, 12,4% acima; veículos, 12,1% acima; material de construção, 9,8% acima; e combustíveis e lubrificantes, 7,1% acima.

Os outros artigos de uso pessoal e doméstico estão 1,9% abaixo do nível de fevereiro de 2020; móveis e eletrodomésticos, 4,1% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 10,7% aquém; tecidos, vestuário e calçados, 16,2% abaixo; e livros e papelaria, 42,3% abaixo.

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