Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Quem errou vai ser punido”, diz Lula sobre fraudes no INSS
Publicado 03/06/2025 • 11:45 | Atualizado há 2 meses
Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA
Empresas como Stanley Black & Decker e Conagra afirmam que tarifas devem custar centenas de milhões
Divisão das Big Techs? Google vai assinar as diretrizes de IA da UE; Meta rejeita as regras
‘Cadê o manual?’: Geração Z encara a crise dos 25 anos — ‘o mundo é bagunçado e difícil’, diz terapeuta
Agência ambiental de Trump quer revogar decisão que considera emissão de CO₂ uma ameaça à saúde pública
Publicado 03/06/2025 • 11:45 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (3) que as investigações sobre fraudes no INSS devem seguir com rigor, e que os responsáveis serão responsabilizados. Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo reforçou a necessidade de cautela, mas garantiu a punição dos envolvidos.
“Quem errou vai ser punido. E o que vai acontecer? Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha”, disse o presidente.
Ele explicou que o governo optou por evitar operações midiáticas e determinou que a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União façam investigações minuciosas. Segundo ele, as fraudes teriam origem na gestão anterior. “Todo mundo sabe que isso é um erro feito no governo passado, possivelmente propositadamente”, declarou.
Leia mais sobre a coletiva de Lula:
Em coletiva, Lula fala sobre a possibilidade de reforma ministerial, INSS e mudanças no IOF
Questionado sobre as negociações em torno do salário mínimo, o presidente disse que ainda não recebeu a proposta oficial e, por isso, não pretende se manifestar. “Eu não posso ser o estragador de uma reunião que está durando há dois dias e dar um palpite aqui”, afirmou.
Sobre a articulação política, criticou decisões tomadas sem consulta prévia aos líderes do Congresso. Relatou que, em outros momentos, medidas foram apresentadas após debate com a Câmara e o Senado, o que, segundo ele, evita erros.
O presidente também comentou as críticas sofridas pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Congresso. Disse que mantém total confiança na ministra e ressaltou a importância de diálogo entre os ministérios e órgãos de fiscalização ambiental. Ele reconheceu que há demora em alguns processos, atribuída à falta de servidores e à exigência técnica do Ibama.
Sobre as novas regras de licenciamento ambiental aprovadas no Congresso, informou que ainda não conhece o conteúdo e que só se posicionará após análise.
Ao ser questionado sobre as declarações de autoridades norte-americanas a respeito de membros do Judiciário brasileiro, o presidente classificou como inadmissível a interferência de governos estrangeiros em decisões de Cortes supremas de outros países. Ele disse que o Brasil pretende esgotar as negociações comerciais antes de levar questões à Organização Mundial do Comércio, caso não haja acordo.
“Se você concorda ou não, silencie. Porque não é correto dar palpite”, afirmou o presidente.
Sobre a atuação de associações junto ao INSS, inclusive entidades ligadas a aliados políticos, o presidente disse que os pagamentos foram suspensos para todas elas e que o governo aguarda comprovação da regularidade das autorizações. “Se as pessoas não mandarem documento provando com A mais B, não tem por que liberar”, declarou.
Ele garantiu que as investigações seguirão e que os responsáveis serão punidos conforme a lei. Ressaltou ainda que o governo prioriza o ressarcimento dos aposentados prejudicados e que não aceitará novas irregularidades.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Tsunami provocado por forte terremoto é observado no Japão
Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras
Fed deve manter juros, mas reunião desta semana promete surpresas
Tsunami atinge cidade russa; Fukushima no Japão é evacuada