Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sato Company, pioneira na introdução da animação japonesa no Brasil, celebra 40 anos com festival de clássicos do Studio Ghibli
Publicado 18/09/2025 • 00:19 | Atualizado há 3 meses
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Entrada de Larry Ellison provoca reviravolta na corrida da Paramount pela Warner
Publicado 18/09/2025 • 00:19 | Atualizado há 3 meses
Cena de A Viagem de Chihiro
Divulgação
Fundada em 1985 por Nelson Sato, a Sato Company é referência e pioneira na distribuição, no Brasil, de conteúdos audiovisuais asiáticos de sucesso de público e crítica, como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, entre muitos outros. Sua constante inovação hoje se traduz na produção e distribuição para cinema, televisão e OTT, além de atuar também como agregadora de conteúdo e no licenciamento de produtos.
Em 2024, foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar Godzilla Minus One e O Menino e a Garça. Hoje, a Sato representa no país emissoras internacionais como Telefe, KBS, NTV (Nippon Television), entre outras.
Em 2025, a Sato Company celebra quatro décadas de atuação com um presente especial para o público brasileiro: o Ghibli Fest, retrospectiva com os principais longas-metragens do icônico e premiado estúdio japonês — que também comemora seus 40 anos de história. Reconhecido mundialmente por suas animações atemporais, personagens inesquecíveis e forte ligação com a cultura japonesa, o Studio Ghibli terá seus filmes exibidos nos cinemas em sessões por todo o país a partir de 18 de setembro.

Leia mais colunas de Felipe Machado
O Studio Ghibli foi fundado em 15 de junho de 1985, pelos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, e pelo produtor Toshio Suzuki. Também ficou famoso pela colaboração com estúdios de videogame no desenvolvimento visual de diversos jogos.
As animações do Studio Ghibli possuem uma identidade única, que nasce da combinação entre uma estética delicada, narrativas profundas e valores humanos universais. Visualmente, seus filmes encantam pela riqueza de detalhes: cenários que oscilam entre florestas exuberantes, vilarejos rurais e cidades movimentadas, com cores suaves e atmosferas quase aquareladas.
Os personagens, por sua vez, são retratados com grande expressividade, revelando emoções em cada gesto, olhar ou silêncio. Dentro desse mundo realista e cotidiano, o fantástico surge com naturalidade: espíritos, deuses, animais falantes e criaturas mágicas coexistem sem estranhamento, como se sempre tivessem pertencido àquele universo.
Entre os principais títulos do Studio Ghibli que estarão no festival estão Meu Amigo Totoro, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar e A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de Animação em 2003.
Em setembro de 2023, a Nippon Television Holdings, listada na bolsa do Japão, comprou uma participação no Studio Ghibli para tornar o icônico estúdio de animação fundado por Hayao Miyazaki sua subsidiária. O conglomerado de mídia japonês se tornou o maior acionista do estúdio, adquirindo 42,3% das ações na transação. O valor do negócio não foi divulgado.
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
5
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação