CNBC

De burnout à IA: ex-médico cria startup avaliada em mais de US$ 460 milhões

Notícias do Brasil

São Paulo recupera quase 16 mil celulares roubados; saiba como funciona

Publicado 24/12/2025 • 11:10 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O estado de São Paulo recuperou 15,9 mil celulares roubados ou furtados entre junho e novembro de 2025, segundo dados do programa SP Mobile.
  • A identificação dos dispositivos ocorre por meio do cruzamento do IMEI com boletins de ocorrência e informações das operadoras de telefonia, permitindo localizar celulares de origem ilícita reativados na rede.

Divulgação

O estado de São Paulo recuperou 15,9 mil celulares roubados ou furtados entre junho e novembro de 2025, segundo dados do programa SP Mobile, que também devolveu 5,4 mil aparelhos às vítimas no período.

A identificação dos dispositivos ocorre por meio do cruzamento do IMEI com boletins de ocorrência e informações das operadoras de telefonia, permitindo localizar celulares de origem ilícita reativados na rede.

Como funciona a devolução

Para que o SP Mobile consiga localizar e devolver o aparelho, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência e informar o IMEI do dispositivo.

Quando um celular roubado ou furtado é reativado, o sistema envia uma notificação ao usuário do aparelho, informando que ele consta como produto de crime.

Leia também:

A pessoa deve então comparecer a uma delegacia, explicar como adquiriu o celular e entregá-lo para que seja devolvido à vítima.

Entre junho e novembro, o SP Mobile enviou 3,9 mil notificações a usuários de celulares irregulares. Foram 824 alertas em junho, 670 em setembro, 1.441 em outubro e 965 em novembro.

Mês a mês

No mesmo período, a recuperação de aparelhos apresentou variação mensal. Em junho, foram localizados 1,3 mil celulares; em julho, 3 mil; em agosto, 1,5 mil; em setembro, 3,4 mil; em outubro, 2,3 mil; e, em novembro, 4,2 mil. As devoluções às vítimas somaram 5.416 aparelhos, com 857 restituições em junho, 1.058 em julho, 794 em agosto, 1.344 em setembro, 645 em outubro e 718 em novembro.

Segundo o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, o foco da iniciativa é reduzir a circulação de celulares roubados ao atingir o mercado de receptação. “Ao inibir esse mercado, o programa busca reduzir o incentivo financeiro associado aos roubos e furtos”, afirmou.

Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam que, entre janeiro e outubro de 2025, o estado de São Paulo registrou 215,5 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, queda de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;