CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Brasil

São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária neste ano

Publicado 15/06/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O governo do Estado de São Paulo confirmou, na sexta-feira (13), o primeiro caso de gripe aviária em 2025, segundo nota divulgada no sábado (14).
  • A infecção foi identificada em uma ave silvestre, uma marreca-caneleira, localizada na região central de Diadema, na Grande São Paulo.
  • Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, trata-se de um caso isolado, sem relação com granjas comerciais ou a cadeia produtiva de aves e ovos.
Ave identificada é uma Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor)

Ave identificada é uma Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor)

Reprodução/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

O governo do Estado de São Paulo confirmou, na sexta-feira (13), o primeiro caso de gripe aviária em 2025, segundo nota divulgada no sábado (14). A infecção foi identificada em uma ave silvestre, uma marreca-caneleira, localizada na região central de Diadema, na Grande São Paulo.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, trata-se de um caso isolado, sem relação com granjas comerciais ou a cadeia produtiva de aves e ovos.

A ave apresentou sinais clínicos de letargia, dificuldade de voo e alterações neurológicas e respiratórias, sido encontrada por agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que isolaram o animal e coletaram amostras para exame. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP).

Leia também:

Gripe aviária: o que é, como afeta aves e humanos e quais são os riscos

Brasil espera declarar fim de surto de gripe aviária em aves comerciais em 18 de junho, diz Fávaro, da Agricultura

Apesar da confirmação, o governo estadual afirma que não há risco à população nem impacto na produção de carne de frango e ovos. Também não foram registrados estabelecimentos avícolas comerciais em um raio de 10 quilômetros do local da ocorrência, o que evita a necessidade de embargos comerciais.

O status sanitário de São Paulo e do Brasil permanece inalterado perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

“Serão realizadas ações de vigilância epidemiológica na área procurando identificar a possível ocorrência de mortalidade em aves e ou existência de sintomatologia compatível à Influenza Aviária a partir de ações de educação sanitária visando a também a instrução em relação à doença aos moradores locais”, diz a pasta, em nota.

A Defesa Agropecuária recomenda que a população evite o contato com aves que apresentem sintomas clínicos. Em caso de suspeita, é necessário acionar imediatamente o serviço veterinário oficial. A manipulação de aves doentes ou mortas deve ser feita apenas com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil