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Segundo semestre representa até 55% do varejo, aponta William Valiante, da EY

Publicado 22/07/2025 • 21:57 | Atualizado há 8 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Em entrevista exclusiva para o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, William Valiante, sócio líder de varejo da EY na América Latina, comenta sobre as oportunidades do varejo no segundo semestre deste ano.
  • De acordo com ele, por conta de data comemorativas como o Dia dos Pais, Black Friday e Dia das Crianças, o segundo semestre do ano é mais importante para o varejo. "O segundo semestre é de 52% a 55% do total do que se vende no varejo como um todo", aponta.

Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, William Valiante, sócio líder de varejo da EY na América Latina, comenta sobre as oportunidades do varejo no segundo semestre deste ano.

De acordo com ele, por conta de data comemorativas como o Dia dos Pais, Black Friday e Dia das Crianças, o segundo semestre do ano é mais importante para o varejo. “O segundo semestre é de 52% a 55% do total do que se vende no varejo como um todo”, aponta.

Valiante também aponta uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, seguindo uma tendência mundial, onde eles cada vez mais se importam com os gastos e as experiências que ele consome.

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Em resposta a estes dados, onde 60% dos consumidores buscam experimentar coisas novas, as marcas e lojas também vêm oportunidades de negócio e de atrair novos clientes. “No geral, ele [o consumidor] está muito mais preocupado com a experiência e o que importa para ele, do que com a marca e com o produto.”

Outro dado importante, que ajuda os varejistas a fazerem manobras necessárias em seus negócios, é o fato das lojas ainda serem o principal canal com o consumidor, superando o digital, já que ela continua sendo o “centro da experiência” dos consumidores, não apenas pelos produtos exibidos, mas por outros aspectos presentes em algumas lojas, como cafés e restaurantes, que geram um outro fluxo dentro dos ambientes de compra.

“É interessante que a gente vê que a descoberta na loja presencialmente é maior do que todos esses itens aqui de descoberta online, redes sociais, influenciadores, tudo isso fica abaixo do papel. que tem um display numa loja, por exemplo, apresentando um produto, ou ações dentro da loja”, explica.

Ele finaliza apontando que o uso de inteligência artificial no varejo é crescente, já que uma tendência das pessoas em se relacionar com a IA vem crescendo, o que se mostra uma oportunidade para oportunidades para o setor.

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