Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço: Após conversa entre Trump e Lula, secretário americano telefona para chanceler brasileiro e convida para encontro pessoal
Publicado 09/10/2025 • 11:17 | Atualizado há 4 horas
Anthropic abrirá primeiro escritório na Índia enquanto rival OpenAI aumenta presença no país
Ações de gigantes automobilísticos despencam com as novas tarifas de aço da União Europeia
Verizon fecha acordo com AST SpaceMobile para fornecer serviço celular a partir do espaço; Ações da AST disparam
Indústria siderúrgica do Reino Unido alerta para a “maior crise” de todos os tempos com aumento de tarifas
Importadora prevê falta de árvores de Natal no fim do ano
Publicado 09/10/2025 • 11:17 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Montagem: AFP e Agência Brasil
O diálogo entre Brasil e Estados Unidos ganhou novo impulso nesta quinta-feira (09) com uma ligação do secretário de Estado americano Marco Rubio para o chanceler brasileiro Mauro Vieira. A conversa, que durou cerca de 15 minutos, foi considerada pelo lado brasileiro “muito boa” e “objetiva” e terminou com a promessa de que as equipes dos dois países se reunirão em breve.
O telefonema acontece três dias após o contato telefônico entre os presidentes Lula e Donald Trump, quando ambos concordaram em iniciar negociações diretas para reduzir tensões comerciais. Rubio foi designado pelos EUA como o ponto de contato oficial para avançar essas conversas.
No telefonema entre os presidentes, ficou decidido que equipes dos dois governos se reunirão em Washington, em data a ser definida, para encaminhar as discussões das questões econômico-comerciais entre os dois países, mas também há a hipótese de ocorrer um encontro presencial ainda este mês, na Malásia.
Já na conversa entre Rubio e Mauro Vieira, o Secretário de Estado convidou o chanceler para uma reunião entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
Antes mesmo da ligação se concretizar, Lula já havia citado a iniciativa de Rubio em entrevista, ressaltando que o Brasil buscava um momento de maior diálogo com os EUA e sinalizando que as conversas poderiam se intensificar a partir de agora. Fontes americanas indicavam que o contato ocorreria na quarta-feira, mas ele só se confirmou nesta quinta-feira.
A expectativa do governo brasileiro é que essa aproximação contribua para encerrar o período de maior tensão em mais de dois séculos de relações bilaterais. Desde 6 de agosto, mais da metade dos produtos brasileiros exportados para os EUA, como carne e café, estão sujeitos a uma sobretaxa de 50%. Além disso, Washington impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e aplicou sanções financeiras contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, com base na Lei Global Magnitsky.
O gesto de aproximação segue a conexão que Lula e Trump tiveram na ONU, como o presidente americano mesmo destacou, representando um sinal inicial de distensão que agora pode se traduzir em negociações concretas e possível redução das medidas punitivas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Caso Ambipar/Braskem: Falta de clareza de corretoras e desejo de ganho fácil explicam megaprejuízo com COEs de BTG e XP
EXCLUSIVO: perdas de 93% em COEs da Ambipar e Braskem são irreversíveis, alerta especialista
Índia vai liberar pagamentos via reconhecimento facial e digital a partir de 8 de outubro
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA