Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço: Após conversa entre Trump e Lula, secretário americano telefona para chanceler brasileiro e convida para encontro pessoal
Publicado 09/10/2025 • 11:17 | Atualizado há 3 meses
Ações de montadoras despencam após ameaça de tarifas de Trump por causa da Groenlândia
Putin é convidado a integrar o “Conselho da Paz” de Trump
Como remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas
Mark Cuban ajudou o Indiana University – e ele compartilha ‘como times e organizações campeãs são construídos’
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
Publicado 09/10/2025 • 11:17 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Montagem: AFP e Agência Brasil
O diálogo entre Brasil e Estados Unidos ganhou novo impulso nesta quinta-feira (09) com uma ligação do secretário de Estado americano Marco Rubio para o chanceler brasileiro Mauro Vieira. A conversa, que durou cerca de 15 minutos, foi considerada pelo lado brasileiro “muito boa” e “objetiva” e terminou com a promessa de que as equipes dos dois países se reunirão em breve.
O telefonema acontece três dias após o contato telefônico entre os presidentes Lula e Donald Trump, quando ambos concordaram em iniciar negociações diretas para reduzir tensões comerciais. Rubio foi designado pelos EUA como o ponto de contato oficial para avançar essas conversas.
No telefonema entre os presidentes, ficou decidido que equipes dos dois governos se reunirão em Washington, em data a ser definida, para encaminhar as discussões das questões econômico-comerciais entre os dois países, mas também há a hipótese de ocorrer um encontro presencial ainda este mês, na Malásia.
Já na conversa entre Rubio e Mauro Vieira, o Secretário de Estado convidou o chanceler para uma reunião entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
Antes mesmo da ligação se concretizar, Lula já havia citado a iniciativa de Rubio em entrevista, ressaltando que o Brasil buscava um momento de maior diálogo com os EUA e sinalizando que as conversas poderiam se intensificar a partir de agora. Fontes americanas indicavam que o contato ocorreria na quarta-feira, mas ele só se confirmou nesta quinta-feira.
A expectativa do governo brasileiro é que essa aproximação contribua para encerrar o período de maior tensão em mais de dois séculos de relações bilaterais. Desde 6 de agosto, mais da metade dos produtos brasileiros exportados para os EUA, como carne e café, estão sujeitos a uma sobretaxa de 50%. Além disso, Washington impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e aplicou sanções financeiras contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, com base na Lei Global Magnitsky.
O gesto de aproximação segue a conexão que Lula e Trump tiveram na ONU, como o presidente americano mesmo destacou, representando um sinal inicial de distensão que agora pode se traduzir em negociações concretas e possível redução das medidas punitivas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Correios buscam mais R$ 8 bilhões para evitar nova crise
4
BC aponta falha patrimonial no BRB durante crise envolvendo o Banco Master; entenda
5
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto