Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Terras raras: Lula recebe investidores globais para discutir exploração de minerais críticos
Publicado 29/10/2025 • 22:47 | Atualizado há 3 horas
Concorrente da Wikipedia movido por IA de Elon Musk entra no ar após lançamento turbulento
Bill Gates suaviza abordagem de ‘Desastre Climático’ e diz que estratégia precisa mudar
Diretora-geral da OMC sobre o comércio global após tarifas: ‘Abalado e ferido, mas ainda de pé’
Apple e Microsoft ultrapassam US$ 4 trilhões em valor de mercado
Amazon faz a maior demissão de sua história como parte de projeto de priorizar a inteligência artificial
Publicado 29/10/2025 • 22:47 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Foto: Senado Notícias/Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, nesta quarta-feira (30), no Palácio do Itamaraty, integrantes da Comissão Global de Investidores em Mineração (Mining 2030) para discutir a exploração de minerais raros em território brasileiro.
De acordo com informações apuradas pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o governo pretende demonstrar disposição para acolher investimentos no setor e ampliar parcerias internacionais. Também será debatida a possível criação de uma Agência Internacional de Minerais e formas de financiamento para viabilizar a proposta.
Segundo integrantes do governo, o Brasil busca se posicionar como um “celeiro global” de minerais críticos e estratégicos nos próximos anos — ideia que deve ser reforçada durante a reunião.
Participam do encontro no Itamaraty o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Representantes do setor mineral brasileiro também foram convidados, entre eles executivos da Vale S.A.
A Comissão é composta por representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, pesquisadores, investidores e empresas de mineração de diversas partes do mundo. O grupo busca estabelecer, até 2030, um consenso global sobre o papel do financiamento na construção de um setor de mineração social e ambientalmente responsável, além de definir um plano prático de implementação.
O Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China. Esse potencial produtivo tem colocado o país no centro das atenções do setor mineral global, principalmente dos Estados Unidos, que buscam reduzir a dependência pelos minerais da China.
O tema entrou agenda de negociação pelo fim das tarifas impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros. Integrantes do governo Lula têm dito que Trump está pressionando pelo acesso às reservas brasileiras de terras raras e que a matéria prima pode ser usada como uma espécie de moeda de troca nas tratativas pela revogação das medidas de Trump.
Internamente faltam políticas de regulamentação específicas para a exploração desses minérios, por isso o governo tem priorizado a elaboração de políticas que garantam segurança jurídica e que preparem o país para ampliar sua participação nas cadeias globais de minerais essenciais nas próximas décadas.
Recentemente, o ministro Alexandre Silveira anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, responsável por formular diretrizes para a exploração sustentável e estratégica desses recursos.
Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). Nesta terça-feira (29), o relator da proposta, deputado Arnaldo Jardim, reuniu-se com Silveira para discutir o andamento do texto e alinhar as posições do Executivo e do Legislativo. O objetivo é estruturar a governança da nova política e fortalecer o papel do setor mineral no desenvolvimento nacional.
“Tenho viajado o mundo ao lado do presidente Lula, apresentando as potencialidades dos minerais críticos e estratégicos do Brasil para desenvolvermos uma cadeia mineral voltada à transição energética e à segurança alimentar, sempre respeitando nossa soberania nacional. Esses minerais pertencem aos brasileiros e devem ser produzidos com toda a cadeia a favor da melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Silveira após o encontro.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude
2
Amazon faz a maior demissão de sua história como parte de projeto de priorizar a inteligência artificial
3
Trump e Xi Jinping se reúnem na Coreia do Sul e prometem nova fase de cooperação entre EUA e China
4
EXCLUSIVO: Os bastidores da demissão em massa da Amazon
5
Demissão histórica na Amazon pode ter reflexos no Brasil