CNBC

CNBCTrump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira

Notícias do Brasil

Toffoli diz atuar de forma regular no caso Master após PGR arquivar pedido de afastamento

Publicado 23/01/2026 • 17:13 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • PGR arquivou pedidos de deputados que solicitavam o afastamento de Dias Toffoli da relatoria dos inquéritos sobre suposta fraude no Banco Master.
  • Em nota divulgada por seu gabinete, o ministro afirma que “todos os requerimentos” da Polícia Federal e do Ministério Público Federal foram autorizados e que as investigações seguem regularmente.
  • Atuação de Toffoli é alvo de questionamentos, mas ministro recebeu apoio público do presidente do STF, Edson Fachin.

Andressa Anholete/STF | Divulgação

Montagem com a foto do ministro Toffoli ao lado da fachada do Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli afirmou que a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de arquivar pedidos que solicitavam o afastamento do magistrado da relatoria dos inquéritos envolvendo o Banco Master confirma a regularidade da condução do processo.

Em nota enviada à imprensa por seu gabinete, o ministro destacou que “todos os requerimentos formulados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal foram integralmente deferidos, com as investigações devidamente autorizadas pelo ministro relator e atualmente estão sob a custódia dos órgãos competentes para fins de análise e instrução”.

Leia mais:
Caso Banco Master: Fachin declara apoio à relatoria de Toffoli e afirma que STF não se curva a ameaças
O encontro secreto entre André Esteves, do BTG, e o ministro Toffoli

Ao justificar o arquivamento, o procurador-geral da República citou justamente a petição do senador, afirmando que o tema já está sendo analisado no âmbito do próprio Supremo. Segundo ele, “o caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”.

As representações arquivadas foram apresentadas pelos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ), Adriana Ventura (Novo-SP) e Caroline de Toni (PL-SP). Ainda permanece em tramitação um pedido protocolado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).

A atuação de Toffoli no caso tem sido alvo de críticas após uma sequência de decisões consideradas incomuns por integrantes do meio jurídico e por parlamentares. Entre os pontos levantados estão a determinação para restringir o acesso da Polícia Federal às provas da operação, a menção a empresas ligadas a familiares do ministro em fundos citados na investigação e a viagem do magistrado em um jato particular ao lado do advogado de um dos investigados.

Leia mais:
Post de Gilmar Mendes em defesa da decisão da PGR sobre Toffoli ganha ‘nota da comunidade’ no X
Banco Master: Gonet arquiva pedido para afastar Toffoli das investigações

Diante da intensificação da pressão política e institucional, Toffoli passou a analisar a possibilidade de remeter os inquéritos de volta à primeira instância da Justiça Federal em São Paulo e em Brasília.

Apesar das polêmicas, o ministro recebeu manifestações públicas de apoio na própria Corte. O presidente do STF, Edson Fachin, divulgou nota na qual afirmou que a atuação do colega ocorre de forma regular e que eventuais questionamentos serão avaliados “nos termos regimentais e processuais”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;