CNBC

CNBCToyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA

Notícias do Brasil

Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná

Publicado 08/11/2025 • 08:00 | Atualizado há 54 minutos

KEY POINTS

  • Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná.
  • Tornado no Paraná deixa mortos e feridos e mobiliza governo federal.
  • Defesa Civil Nacional atua em cidades atingidas por tornado no Paraná.
Tornado atinge o Paraná, deixa cinco mortos e mais de 430 feridos em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, com ventos de até 250 km/h.

Foto: Simepar

Tornado atinge o Paraná, deixa cinco mortos e mais de 430 feridos em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, com ventos de até 250 km/h.

O governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio para reconstrução das regiões afetadas pelo tornado que atingiu o Paraná. A declaração foi feita na noite de sexta-feira (7) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Uma das cidades mais atingidas, Rio Bonito do Iguaçu, registrou ventos acima de 250 km/h. Segundo a Defesa Civil, ao menos quatro pessoas morreram e 125 ficaram feridas. O ministro afirmou que o município de Laranjeiras do Sul deve decretar situação de emergência nas próximas horas.

Leia também:
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná

Defesa Civil Nacional em prontidão

“O governo federal, por meio do MIDR e da Defesa Civil Nacional, permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população”, publicou Góes em sua conta no X (antigo Twitter).

Equipes do governo trabalham na articulação logística para envio de recursos e materiais de reconstrução. O ministério avalia a liberação de verbas emergenciais para recuperação de infraestrutura e atendimento a famílias desabrigadas.

Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Foto: Corpo de Bombeiros
Tornado causa destruição, deixa mortos e mais de 400 feridos no Paraná. Foto: Corpo de Bombeiros PR

Reação de autoridades

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também manifestou solidariedade às vítimas e afirmou que “o governo não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”.

A confirmação de que o fenômeno em Rio Bonito do Iguaçu foi um tornado ocorreu nas primeiras horas deste sábado (8), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Tornado foi o mais forte já registrado na região

O Simepar classificou o evento como um dos mais severos da história recente do Paraná. A frente fria que se deslocou pelo estado formou várias tempestades intensas e causou destruição em múltiplos municípios.

Dentro da escala Fujita, relacionada à intensidade dos ventos e aos danos associados ao fenômeno, o tornado foi classificado preliminarmente com o índice F2 – o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Porém, existem fortes indícios de que o tornado pode, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3“, diz o órgão.

Tornado em Rio Bonito (PR) teve ventos de até 250 km/h – Vídeo: Reprodução Redes Sociais

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;