Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ucrânia ataca oleoduto russo conectado à Hungria, Eslováquia, membros da UE e da Otan
Publicado 23/08/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 23/08/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Foto de Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia
UKR - UCRÂNIA/GUERRA/ZELENSKY/COLETIVA - INTERNACIONAL - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, concede entrevista coletiva à imprensa em Kiev, neste domingo (23), véspera do Foto: EVGENIY MALOLETKA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Ucrânia, sob a liderança do presidente Volodymyr Zelensky, atacou nesta sexta-feira (22) a infraestrutura de um oleoduto que transporta petróleo da Rússia para a Hungria e a Eslováquia, em uma ofensiva para causar danos a Moscou enquanto continuam as negociações por um cessar-fogo. Foi o segundo ataque nesta semana contra o oleoduto Druzhba.
Leia mais:
Petróleo fecha em alta influenciado por tensão entre Rússia e Ucrânia
O ataque interrompeu o fluxo de petróleo para países do Leste Europeu por cinco dias. Além de Eslováquia e Hungria, que são membros da Otan e da União Europeia, o oleoduto também fornece combustível para Belarus e outras nações. O fornecimento já havia sido paralisado entre segunda (18) e terça-feira (19).
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, publicou uma carta enviada a Donald Trump, na qual afirma que a Ucrânia atacou o Druzhba poucos dias antes de o americano se encontrar com Vladimir Putin no Alasca, em 15 de agosto. Orbán classificou o ataque como “um movimento muito infeliz”.
Uma foto da carta, divulgada por Orbán no Facebook, mostra o que parecia ser um bilhete manuscrito de Trump, no qual se lê: “Viktor, não gosto de ouvir isso, estou muito irritado com isso”. A Casa Branca não se pronunciou oficialmente sobre os ataques.
A União Europeia reduziu o fornecimento de energia russa após a invasão da Ucrânia, em 2022, e busca eliminar gradualmente a dependência de petróleo e gás até o fim de 2027. Eslováquia e Hungria, no entanto, mantiveram laços próximos com o Kremlin. Bruxelas afirma ter investido em infraestrutura energética na Croácia, capaz de fornecer suprimentos alternativos aos dois países.
As autoridades húngaras criticaram a Ucrânia, alegando que os países prejudicados pelos ataques são os europeus, não a Rússia. “O oleoduto Druzhba é indispensável para o nosso abastecimento energético. Sem ele, o fornecimento de petróleo aos nossos países é fisicamente impossível”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Péter Szijjártó, no X.
Na mesma declaração, Szijjártó disse ter enviado, junto com o chanceler eslovaco Juraj Blanár, uma carta à vice-presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas, e ao comissário de Energia, Dan Jørgensen, pedindo que atuem contra os ataques ucranianos. Segundo ele, a Comissão já havia prometido agir, mas se manteve em silêncio após três ofensivas. “Bruxelas precisa entender: eles são a Comissão Europeia, não a Comissão Ucraniana!”, afirmou.
Os ataques contra a infraestrutura russa fazem parte da estratégia de Kiev para enfraquecer Moscou e obter melhores condições em uma eventual negociação de paz. Por sua vez, a Rússia segue bombardeando instalações energéticas ucranianas, comprometendo o aquecimento da população durante o inverno e o fornecimento de combustível à indústria.
A Ucrânia também já atingiu diversas refinarias russas, na tentativa de interromper as exportações de energia e provocar escassez de combustíveis em várias regiões do país.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão