CNBC
TIM aprova operação de grupamento e desdobramento de ações com objetivo de melhorar liquidez e gestão

CNBCGrupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália

Notícias do Brasil

Verão começa com dia mais longo do ano; veja previsões para a estação

Publicado 21/12/2025 • 11:58 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Verão 2025/2026 terá temperaturas acima da média em grande parte do Brasil.
  • Estação deve registrar chuvas irregulares, com excesso no Norte e escassez no Nordeste.
verão

verão Freepik

Verão começa hoje, dia mais longo do ano; veja previsões para a estação

O Verão 2025/2026 começa neste domingo (21), às 12h03 (horário de Brasília). O início ocorre cerca de seis horas mais tarde em relação ao verão anterior, que começou às 6h20. A variação é resultado da diferença entre o ano civil, de 365 dias, e o ano tropical, que corresponde ao tempo real da órbita da Terra ao redor do Sol.

Esse descompasso faz com que solstícios e equinócios avancem algumas horas a cada ano. O ano bissexto corrige parte dessa diferença, mas não elimina totalmente a variação, o que explica por que o Verão pode começar de madrugada, pela manhã ou à tarde, quase sempre entre os dias 20 e 22 de dezembro.

Verão coincide com o solstício de verão no Hemisfério Sul: Imagem: Observatório Nacional
O Verão 2025/2026 começa neste domingo, 21 de dezembro, às 12h03: Imagem: Observatório Nacional

Solstício marca o dia mais longo do ano

O início do verão coincide com o solstício de verão no hemisfério sul, quando o Sol atinge seu ponto mais distante do equador celeste nesse hemisfério. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o fenômeno ocorre por causa da inclinação de cerca de 23 graus do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita.

Nesse período, os raios solares incidem de forma mais direta sobre o hemisfério sul, o que resulta em temperaturas mais altas e maior duração do dia em relação à noite. Quanto mais distante do equador terrestre, maior é a diferença entre o comprimento dos dias ao longo do ano, efeito que se intensifica durante o verão.

Neste dia 21 de dezembro, o sol nasceu nasceu às 5h31 em São Paulo e deve se pôr às 18h53.

Verão coincide com o solstício de verão no Hemisfério Sul: Imagem: Observatório Nacional
Solstício de verão no Hemisfério Sul: Imagem: Observatório Nacional

Verão traz calor e instabilidade atmosférica

Independentemente do horário exato de início, o verão é marcado por elevação das temperaturas e mudanças rápidas nas condições de tempo. A estação favorece a ocorrência de chuvas intensas, rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas, especialmente durante as tardes.

Além do calor, o verão também altera os pontos de nascimento e de ocaso do Sol. Nos equinócios, o Sol nasce exatamente a leste e se põe a oeste. Já nos solstícios, esses pontos atingem seus afastamentos máximos, fenômeno perceptível principalmente em regiões fora da faixa equatorial.

Solstício de verão no Hemisfério Sul: Imagem: Observatório Nacional

Previsão climática para a estação

As previsões para o verão e para o trimestre entre janeiro e março de 2026 indicam influência de um episódio fraco do fenômeno La Niña, além de anomalias na temperatura da superfície do Oceano Atlântico. As projeções consideram dados do Instituto Nacional de Meteorologia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Funceme.

Temperaturas acima da média

A expectativa é de temperaturas acima da média histórica em grande parte do Brasil durante o verão. Os desvios mais significativos devem ocorrer na porção central do país, onde ondas de calor podem se tornar mais frequentes ao longo da estação.

Chuvas irregulares marcam o Verão

Em relação às precipitações, as projeções indicam volumes de chuva acima da média na maior parte da Região Norte e no Rio Grande do Sul. Em contraste, o verão deve registrar chuvas abaixo da média na maior parte do Nordeste, além de áreas de Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Leia também:
De AC/DC à Xuxa: confira os principais shows de 2026 no Brasil
Sold out: relembre os shows mais marcantes de 2025 em solo brasileiro

O verão no hemisfério sul se estende até 20 de março de 2026, quando ocorre o equinócio que marca o início do outono. Até lá, calor intenso e instabilidade atmosférica devem seguir como as principais características da estação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;