CNBC

CNBCVenezuela vai comprar apenas produtos americanos com dinheiro do petróleo, diz Trump

Notícias do Brasil

Vista Equity afirma que modelo de ‘fábrica agêntica’ acelera adoção de IA nas empresas

Publicado 06/01/2026 • 13:51 | Atualizado há 2 dias

KEY POINTS

  • Robert Smith, CEO da Vista Equity Partners, afirma que a próxima fase do crescimento da IA virá de empresas privadas de software.
  • A aposta agressiva da Vista em aplicativos e software agêntico destaca um dos nichos de crescimento mais rápido no comércio de IA e investimentos alternativos.
  • Smith disse que 30 das empresas da Vista estão gerando receita com a conversão para IA agêntica, e outras 30 ou 40 farão a conversão nos próximos meses.

Divulgação Vista Equity Partners e canva

Com o crescimento dos temores de uma bolha de investimento em infraestrutura de inteligência artificial, a próxima fase do crescimento da IA virá de empresas privadas de software que já estão criando ganhos massivos de produtividade, de acordo com Robert Smith, CEO da Vista Equity Partners.

As avaliações disparadas de Nvidia, Meta, Microsoft, Alphabet, OpenAI e outros hyperscalers e modelos de linguagem de grande escala dominaram o debate sobre oportunidades e riscos da IA.

No entanto, algumas das maiores oportunidades de investimento em IA estarão em empresas de software empresarial não listadas em bolsa que estão usando agentes específicos, ou “IA agêntica”, para realizar tarefas corporativas, de acordo com Smith, que também é fundador e presidente da Vista.

“A IA sugou muito do oxigênio do ar para muitos investidores e os atraiu para as Mag 7”, disse Smith à CNBC.

“Esses hyperscalers agora estão começando a desenvolver a infraestrutura e a capacidade. Alguns podem argumentar que estão supervalorizados em certos aspectos. Mas a [próxima] onda será a dos provedores de aplicativos.

Leia também: Qual é maior risco do mercado de IA em 2026? Veja o que dizem os analistas

E essa tem sido tipicamente a maneira como esses ciclos se desenrolam. Os provedores de aplicativos geralmente ficam com a maior parte da renda econômica a longo prazo, uma vez que a tecnologia tenha sido difundida nesses mercados e nessas tecnologias. É realmente onde estamos no ciclo.”

A aposta agressiva da Vista em aplicativos e software agêntico destaca um dos nichos de crescimento mais rápido no comércio de IA e investimentos alternativos.

Ao contrário do setor de infraestrutura de IA — que inclui dezenas de empresas de capital aberto, hyperscalers e LLMs — a grande maioria das empresas que criam aplicativos de IA é privada.

Leia também: Padrinho da IA chama novo chefe da Meta de ‘inexperiente’

Smith disse que 97% das empresas de software empresarial são privadas. A Vista pretende assumir a liderança na revolução agêntica corporativa.

A empresa de private equity, com US$ 100 bilhões em ativos sob gestão e mais de 90 empresas de portfólio especializadas em software empresarial, criou uma “fábrica agêntica” para implementar IA em todas as suas empresas e transformar seus negócios.

Smith disse que 30 das empresas da Vista estão gerando receita com a conversão para IA agêntica, e outras 30 ou 40 farão a conversão nos próximos meses.

“Há mais de dois anos e meio, construímos a infraestrutura”, disse Smith.

“Agora temos os parceiros certos para fazer isso: os hyperscalers, que possuem capacidade e habilidade tecnológica que podemos então infundir em cada uma de nossas empresas para tornar isso uma realidade.”

Um exemplo é uma empresa do portfólio da Vista chamada SimplePractice. O software da empresa ajuda profissionais de saúde mental, usando agentes para gravar sessões, transcrever e rascunhar notas.

Outra das empresas da Vista, chamada Reslinc, ajuda empresas a avaliar sua exposição potencial a tarifas e atender requisitos regulatórios.

Leia também: IA: União Europeia analisa barrar o Grok, de Elon Musk; entenda por que

A abordagem da Vista desafia a teoria de que a IA irá “devorar o software”, como o CEO da Nvidia, Jensen Huang, previu famosamente em 2017.

Embora possa enfraquecer muitas empresas de software como serviço e permitir que as empresas programem e realizem muitas tarefas de software por conta própria, a IA agêntica acelerará o crescimento de ferramentas de software empresarial que podem realizar tarefas com altos níveis de precisão, disse Smith.

“A IA permitirá que o software empresarial devore os serviços”, disse ele. Os ganhos em produtividade e lucros com a IA agêntica já são aparentes. As empresas do portfólio da Vista estão vendo ganhos de produtividade de 30% a 50% na escrita de código, disse Smith.

Algumas tarefas que levam horas para uma pessoa fazer podem ser feitas em segundos com IA, disse ele. Ele disse que 20 centavos de dólar gastos em “inferência”, ou na execução de um modelo de IA, podem levar a até US$ 10 em economia.

Embora alguns empregos sejam eliminados, é claro, Smith disse que outros serão criados ou reinventados. “Todos os trabalhadores do conhecimento serão afetados de alguma forma”, disse ele.

“Para alguns, essa categoria de emprego deixará de existir. Para outros, será um hiper acelerador de suas capacidades. Digo às pessoas: a IA não vai substituir o emprego em alguns negócios, mas a pessoa que usa IA substituirá o seu emprego.”, finaliza ele.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Notícias do Brasil

;