Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O Brasil entra na era da Medicina da Longevidade baseada em evidências
Publicado 25/06/2025 • 14:20 | Atualizado há 1 mês
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 25/06/2025 • 14:20 | Atualizado há 1 mês
Pexels
País se une à rede internacional da HLMS e se prepara para oferecer cuidado contínuo, acessível e centrado na expansão dos anos vividos com saúde.
Estamos vivendo uma revolução silenciosa, porém profundamente transformadora na área da saúde: a transição da medicina reativa, centrada no tratamento de doenças, para uma medicina proativa, personalizada e voltada à longevidade, guiada pela biologia do envelhecimento. E o Brasil está se preparando para liderar esse novo paradigma.
Com o apoio da Health and Longevity Medicine Society (HLMS) — organização científica internacional que reúne os principais especialistas mundiais em envelhecimento saudável —, o país dará início à implementação da Medicina da Longevidade baseada em evidências, com foco na ampliação do healthspan: os anos de vida vividos com saúde, autonomia, lucidez e vitalidade.
“Após quatro anos de articulação internacional, o Brasil passa a integrar oficialmente a rede global de centros e profissionais que atuam com base na ciência da longevidade. É uma honra contribuir com essa construção e conectar os avanços da medicina pós-genômica às reais necessidades da nossa população”, afirma a médica Vania Assaly, diretora científica do Instituto Assaly e representante da iniciativa no país.
A iniciativa conta com o apoio da Dra. Evelyne Bischof, professora de medicina na Shanghai University e na Tel Aviv University, referência internacional em gerociência clínica, inteligência artificial aplicada à saúde e medicina personalizada.
“A entrada do Brasil neste movimento é estratégica e necessária. A HLMS apoia totalmente essa expansão, guiada pela ciência, pela ética e pelo compromisso com a saúde pública global”, afirma a pesquisadora.
O objetivo é capacitar médicos e profissionais de saúde com conhecimento atualizado sobre os mecanismos do envelhecimento, biomarcadores funcionais, intervenções epigenéticas, tecnologias preditivas e estratégias de cuidado ao longo da vida. O projeto também sinaliza uma nova fase para o sistema de saúde brasileiro, pressionado por uma população que envelhece rapidamente e por um cenário crescente de doenças crônicas.
“A Medicina da Longevidade é o novo eixo estruturante do cuidado em saúde. Estamos, sim, vivendo mais — mas o desafio é viver melhor”, afirma Vania. “O conceito de CARESPAN, que representa o cuidado contínuo ao longo da vida, deve estar no centro das políticas públicas e dos modelos clínicos.”
Ex-presidente e fundadora da Associação Latino-Americana de Medicina do Estilo de Vida (LALMA), Vânia reforça que nossas escolhas comportamentais e ambientais influenciam diretamente a velocidade do envelhecimento e o aparecimento de doenças.
“Conseguimos conversar com nossos genes. A epigenética mostra que saúde é um patrimônio que podemos construir.”
Com mais de 35 anos de experiência clínica e atuação em endocrinologia integrativa e medicina personalizada, Vânia Assaly liderará a formação de um time nacional composto por especialistas em genômica, epigenética, microbioma, expossoma e neurociência do envelhecimento, com o propósito de transformar o cuidado com doenças do envelhecimento em estratégias para expandir a saúde ao longo da vida.
Inspirando-se no conceito de “Juventologia”, criado pelo pesquisador Valter Longo, ela defende mudanças comportamentais precoces, ações sobre o ambiente e integração entre áreas diversas, promovendo uma inteligência intergeracional.
“Nos próximos 30 anos, a pauta será a expectativa de saúde — não apenas a expectativa de vida. Os sistemas público e privado ainda não estão preparados para oferecer cuidado de alto impacto, escalável e sustentável. Precisamos construir um novo modelo, integrando planejamento clínico, biológico, econômico e social para, em média, 20 anos extras de vida.”
“O que você fará com seus anos a mais de vida com autonomia, lucidez e experiência? A longevidade produtiva será fruto de decisões conscientes e de uma nova inteligência coletiva entre gerações.”
Vania destaca ainda que países como Israel e Singapura já implementam políticas e centros clínicos inspiradores, voltados ao envelhecimento saudável, com infraestrutura urbana, arquitetônica e tecnológica planejada para esse fim.
Reconhece, no entanto, o risco de elitização da medicina da longevidade — e defende que a ciência translacional e a redução de custos permitirão democratizar esse cuidado.
“A medicina do futuro precisa ser acessível. O geneticista Michael Snyder, da Universidade de Stanford, um dos principais nomes no estudo dos relógios biológicos e ageotypes, afirma que essas tecnologias transformarão a prática clínica — e serão viáveis inclusive para a saúde pública.”
“A jornada da longevidade começa na gestação. É uma longa viagem celular. Cuidar dessa jornada com ciência e conhecimento é a missão de todos nós que trabalhamos com a medicina do futuro.”
Na era da Medicina 3.0, o paciente torna-se protagonista do próprio cuidado: ativo, informado e participativo.
“Nosso papel como médicos é o de copilotos nessa jornada contínua de saúde”, conclui Vania.
O lançamento oficial do Capítulo Brasileiro da HLMS está previsto para os próximos meses, com programas de certificação, eventos científicos, parcerias com universidades e centros clínicos, além de apoio direto à ciência translacional da longevidade no Brasil.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Braskem cai 2,55% e volta a flertar com mínimas: desconfiança e cenário petroquímico pressionam
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Consumo de macarrão dispara enquanto arroz e feijão perdem força com alta de preços
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar