Donald Trump.

CNBC Trump prevê aumento de impostos para os ricos — veja como uma taxa máxima de 39,6% se compara aos níveis históricos

VISÃO EMPREENDEDORA Camila Farani

Médias Empresas brasileiras são o novo ouro para investidores estrangeiros

Publicado 09/05/2025 • 10:28 | Atualizado há 10 horas

Foto de Camila Farani

Camila Farani

Camila Farani é uma investidora, empreendedora e referência no ecossistema de inovação e startups no Brasil. Reconhecida como uma das principais "sharks" do programa Shark Tank Brasil, ela construiu sua trajetória no mundo dos negócios a partir do varejo, tornando-se especialista em investimentos-anjo e mentorando empresas com alto potencial de crescimento. Fundadora da G2 Capital e com mais de 20 prêmios na America Latina, Camila também é uma palestrante requisitada e voz influente em temas como empreendedorismo, inovação e liderança feminina. Seu trabalho tem impacto direto no desenvolvimento de novos negócios, ajudando empreendedores a escalarem suas startups e acessarem capital de maneira estratégica.

Médias Empresas brasileiras são o novo ouro para investidores estrangeiros.

Médias Empresas brasileiras são o novo ouro para investidores estrangeiros

Pixabay.

As médias empresas brasileiras são hoje a oportunidade mais estratégica e valiosa para investidores globais. Elas não são as gigantes conhecidas do mercado, mas sim negócios que faturam entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões ao ano, ou seja, empresas que já passaram pelo teste de fogo da sobrevivência, que mostram resiliência, têm domínio regional e que atraem um interesse crescente de fundos estrangeiros.

Segundo o Bain Company M&A Report de 2024, o apetite global por ativos em mercados emergentes cresceu 15%. Eu vejo isso todos os dias no mercado: estamos diante de um momento único para as médias empresas brasileiras, mas é preciso que o empresário esteja preparado para jogar no palco global. Afinal, não basta ter lucro — é preciso ter governança, estratégia e visão.

Esta é a hora em que o empreendedor brasileiro precisa parar e refletir: minha empresa está pronta para ser olhada por um fundo internacional? Porque não é só ter uma operação lucrativa. Quando um investidor olha para um negócio, ele quer entender na hora se há governança, se existe um conselho consultivo estruturado, ou até mesmo se ainda mistura as contas do negócio com as contas da casa, mascarando seus números reais. Pois é, já vi muitas empresas dizendo que “breakvaram” (ato de chegar ao ponto de equilíbrio) mas, na prática, ainda têm confusão entre pessoa física e jurídica.

Outro ponto fundamental e temido por muitos: valuation. Você sabe colocar o preço certo no seu negócio ou acredita que ele vale muito só porque é o “seu bebê”? Isso acontece com quase todos os empreendedores. Eu entendo, você ama sua empresa, vê todo o potencial dela. Mas o investidor precisa trabalhar com um pé no chão. Afinal, no fim do dia, nós investidores somos operadores: compramos, vendemos, reinvestimos. A decisão precisa ser estratégica, baseada em múltiplos reais, como os de EBITDA, que hoje giram em torno de 6 a 9 vezes para essas empresas médias.

Já pensou no quanto seu negócio pode valer com um bom acoplamento tecnológico? Quando você junta uma empresa tradicional com uma startup tech, por exemplo, o múltiplo pode subir porque a tecnologia cresce sem elevar proporcionalmente as despesas. Você já está explorando isso?

Também preciso trazer alertas de cuidado: um cheque grande não resolve tudo. Alinhamento cultural, visão de longo prazo e preparo para lidar com diferentes mercados são indispensáveis. Já vi muitos empreendedores se perderem nesse cenário. Você sabe adaptar sua linguagem para negociar com fundos americanos, europeus ou asiáticos? Sabe respeitar o tempo do investidor? Lembre-se: pedir uma hora para um investidor é pedir demais. Peça dez minutos e vá direto ao ponto. O tempo é o nosso bem mais precioso.

E eu reforço: 60% das empresas médias brasileiras já estão automaticamente fora do jogo porque não têm governança mínima. Mesmo empresas menos sólidas podem ser atraentes, mas o empreendedor precisa ter clareza, preparo e disciplina. Quer ser investido? Tenha um conselho, organize seus dados, estabeleça processos. Só assim você transforma potencial em investimento real.

No fim, o Brasil tem ouro nas mãos. Cabe a você, empresário, lapidar essa joia para brilhar no palco global.

--

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Camila Farani