CNBC Ferida após 3 anos de guerra, Ucrânia está encurralada enquanto apoio dos EUA desaparece

UP MarKet Dani Rudz

Tânia Bulhões e a polêmica das porcelanas – vantagens e desvantagens do white label

Publicado sex, 21 fev 2025 • 3:37 PM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias

emizuta

Foto de Dani Rudz

Dani Rudz

Dani Rudz é comunicadora, criadora de conteúdo, consultora de diversidade corporal e vivências raciais, palestrante, educadora e especialista em moda inclusiva.  Comentarista especialista no Times Brasil licenciado CNBC falando ao vivo de Mercado de Luxo e Lifestyle, todas as 6ª feiras. Membro Forbes BLK.

Tania Bulhões é uma grife brasileira de luxo que vende artigos para casa e decoração, além de
perfumes e ítens de cuidados pessoais. A empresária mineira Tania Bulhões fundou a marca em 1989, em Uberaba, Minas Gerais. Dentre esses artigos para casa, ela vende porcelanas.

Uma influenciadora foi para a Tailândia e tomando um cafezinho percebeu que a xícara do lugar
que ela estava parecia muito com uma xícara que ela já tinha da Tania Bulhões
, que vende essas
pecas com exclusividade. Mas identificou que não era uma xícara da marca. E então resolveu
gravar um conteúdo nas suas redes sobre isso e o assunto viralizou.


Outros influenciadores começaram a fazer videos também, raspando a parte de baixo das xícaras
e informando em seus videos que a xícara era produzida na Turquia.


Então, a marca emitiu um comunicado informando que as pecas são criações autorais suas sim,
mas que uma parte de sua produção é produzida por parceiros externos. E, segundo a marca,
esses parceiros devem ter vendido algumas pecas que não passaram no controle de qualidade
da Tania Bulhões. A empresa inclusive decidiu descontinuar essa linha e outras fabricadas nas
mesmas condições.


A empresa tem uma marca de porcelana nova aqui no Brasil, Minas Gerais, recém inaugurada e
adquiriu recentemente também uma fabrica de porcelanas em Limoges na Franca. Cidade que
fabrica uma das mais bem conceituadas porcelanas do mundo.


E esse caso me remete a uma pratica de mercado chamado White Label, que é comum e
totalmente legal.


White Label, ou “etiqueta branca” em português, é um modelo de negócio em que uma empresa
produz um produto ou serviço, e outra empresa o revende sob sua própria marca. É como se
você comprasse um produto sem marca, colocasse sua própria etiqueta e o vendesse como se
fosse seu.


Você pode comprar um produto que o fornecedor já tenha, colocar a sua etiqueta e revender,
quanto pode levar seu projeto exclusivo para o fornecedor desenvolver pra você. Que é o caso
da Tania Bulhões.

Vantagens do White Label

Para quem vende:
Custo-benefício: você não precisa investir em produção, infraestrutura ou equipe
para criar o produto do zero.
Agilidade: você pode começar a vender o produto rapidamente, sem se preocupar
com o desenvolvimento.
Foco no marketing: você pode concentrar seus esforços em divulgar e vender o
produto, sem se preocupar com a produção.
Variedade: você pode oferecer uma variedade de produtos aos seus clientes, sem
precisar ter um estoque de cada um deles.

Para quem produz:
Escalabilidade: você pode aumentar sua produção e vendas sem precisar investir
em marketing e vendas.
Otimização de recursos: você pode focar na produção e deixar a divulgação e as
vendas para outras empresas.
Parcerias estratégicas: você pode rmar parcerias com outras empresas e
expandir seus negócios.

Exemplos de White Label

Cosméticos: uma fábrica produz um creme hidratante e diversas marcas o revendem
com suas próprias embalagens e rótulos.

Alimentos: uma empresa produz biscoitos e salgadinhos e diversas marcas os revendem
com suas próprias embalagens.

Software: uma empresa desenvolve um software e diversas empresas o revendem como
se fosse seu.

Serviços: uma empresa oferece serviços de call center e outras empresas os revendem
como se fossem seus próprios serviços.


Cuidados ao escolher um fornecedor de White Label

Qualidade: certique-se de que o produto ou serviço oferecido pelo fornecedor atenda
aos seus padrões de qualidade.

Preço: compare os preços de diferentes fornecedores e escolha o que oferece o melhor
custo-benefício.

Reputação: pesquise sobre a reputação do fornecedor no mercado e verique se ele
possui boas referências.

Contrato: leia atentamente o contrato antes de assiná-lo e certique-se de que todas as
suas dúvidas foram esclarecidas.

E de novo chegamos aqui no conceito de produto de luxo. O conceito de produto de luxo transcende a simples matéria-prima, englobando a categoria e as experiências oferecidas aos consumidores durante sua jornada de compra.


Assim, presenciamos novamente a dualidade do cancelamento: enquanto a polêmica se instaurava, a marca Tânia Bulhões ultrapassou sua bolha original, penetrou no imaginário popular e viu suas lojas repletas de criadores de conteúdo adquirindo produtos, frequentando seu restaurante e estabelecimentos para produzir conteúdo sobre o tema em evidência.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Dani Rudz