Tânia Bulhões e a polêmica das porcelanas – vantagens e desvantagens do white label
Publicado sex, 21 fev 2025 • 3:37 PM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias
Publicado sex, 21 fev 2025 • 3:37 PM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias
Tania Bulhões é uma grife brasileira de luxo que vende artigos para casa e decoração, além de
perfumes e ítens de cuidados pessoais. A empresária mineira Tania Bulhões fundou a marca em 1989, em Uberaba, Minas Gerais. Dentre esses artigos para casa, ela vende porcelanas.
Uma influenciadora foi para a Tailândia e tomando um cafezinho percebeu que a xícara do lugar
que ela estava parecia muito com uma xícara que ela já tinha da Tania Bulhões, que vende essas
pecas com exclusividade. Mas identificou que não era uma xícara da marca. E então resolveu
gravar um conteúdo nas suas redes sobre isso e o assunto viralizou.
Outros influenciadores começaram a fazer videos também, raspando a parte de baixo das xícaras
e informando em seus videos que a xícara era produzida na Turquia.
Então, a marca emitiu um comunicado informando que as pecas são criações autorais suas sim,
mas que uma parte de sua produção é produzida por parceiros externos. E, segundo a marca,
esses parceiros devem ter vendido algumas pecas que não passaram no controle de qualidade
da Tania Bulhões. A empresa inclusive decidiu descontinuar essa linha e outras fabricadas nas
mesmas condições.
A empresa tem uma marca de porcelana nova aqui no Brasil, Minas Gerais, recém inaugurada e
adquiriu recentemente também uma fabrica de porcelanas em Limoges na Franca. Cidade que
fabrica uma das mais bem conceituadas porcelanas do mundo.
E esse caso me remete a uma pratica de mercado chamado White Label, que é comum e
totalmente legal.
White Label, ou “etiqueta branca” em português, é um modelo de negócio em que uma empresa
produz um produto ou serviço, e outra empresa o revende sob sua própria marca. É como se
você comprasse um produto sem marca, colocasse sua própria etiqueta e o vendesse como se
fosse seu.
Você pode comprar um produto que o fornecedor já tenha, colocar a sua etiqueta e revender,
quanto pode levar seu projeto exclusivo para o fornecedor desenvolver pra você. Que é o caso
da Tania Bulhões.
Para quem vende:
◦ Custo-benefício: você não precisa investir em produção, infraestrutura ou equipe
para criar o produto do zero.
◦ Agilidade: você pode começar a vender o produto rapidamente, sem se preocupar
com o desenvolvimento.
◦ Foco no marketing: você pode concentrar seus esforços em divulgar e vender o
produto, sem se preocupar com a produção.
◦ Variedade: você pode oferecer uma variedade de produtos aos seus clientes, sem
precisar ter um estoque de cada um deles.
Para quem produz:
◦ Escalabilidade: você pode aumentar sua produção e vendas sem precisar investir
em marketing e vendas.
◦ Otimização de recursos: você pode focar na produção e deixar a divulgação e as
vendas para outras empresas.
◦ Parcerias estratégicas: você pode rmar parcerias com outras empresas e
expandir seus negócios.
Cosméticos: uma fábrica produz um creme hidratante e diversas marcas o revendem
com suas próprias embalagens e rótulos.
Alimentos: uma empresa produz biscoitos e salgadinhos e diversas marcas os revendem
com suas próprias embalagens.
Software: uma empresa desenvolve um software e diversas empresas o revendem como
se fosse seu.
Serviços: uma empresa oferece serviços de call center e outras empresas os revendem
como se fossem seus próprios serviços.
Cuidados ao escolher um fornecedor de White Label
Qualidade: certique-se de que o produto ou serviço oferecido pelo fornecedor atenda
aos seus padrões de qualidade.
Preço: compare os preços de diferentes fornecedores e escolha o que oferece o melhor
custo-benefício.
Reputação: pesquise sobre a reputação do fornecedor no mercado e verique se ele
possui boas referências.
Contrato: leia atentamente o contrato antes de assiná-lo e certique-se de que todas as
suas dúvidas foram esclarecidas.
E de novo chegamos aqui no conceito de produto de luxo. O conceito de produto de luxo transcende a simples matéria-prima, englobando a categoria e as experiências oferecidas aos consumidores durante sua jornada de compra.
Assim, presenciamos novamente a dualidade do cancelamento: enquanto a polêmica se instaurava, a marca Tânia Bulhões ultrapassou sua bolha original, penetrou no imaginário popular e viu suas lojas repletas de criadores de conteúdo adquirindo produtos, frequentando seu restaurante e estabelecimentos para produzir conteúdo sobre o tema em evidência.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Prefeitura de SP determina suspensão das operações do espaço VIP do Nubank no Parque Ibirapuera
CNJ afasta desembargador e juiz por fraude de R$ 150 milhões em processos da Eletrobras
Bill Gates admite que quis voltar a Harvard após fundar a Microsoft
Aluguel de Nunes em imóvel de empresário vira alvo do MP
Cristina Betts deixa cargo de CEO do Grupo Iguatemi