Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ibaneis diz que indicação de Celso Eloi ao BRB é em caráter definitivo; BC e Câmara Distrital precisam validar indicação
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 2 horas
Ford fecha parceria com a Amazon para concessionárias venderem veículos usados online
Jeep mira retorno aos EUA após anos de problemas nas vendas
IA pode estar causando “período de calmaria” no mercado de trabalho, diz assessor econômico de Trump
Abaixo de US$ 90.000: Bitcoin tem forte queda, atingindo o menor patamar desde abril
Chips personalizados da Arm ganham impulso com nova integração à tecnologia da Nvidia
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 2 horas
Reprodução/Agência Brasília
Fachada do BRB
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu indicar o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal em Brasília, Celso Eloi, ao comando do BRB em caráter “definitivo”, como afirmou ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. A indicação ainda precisa ser validada pelo Banco Central e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Nesta quarta-feira (18), a Justiça afastou Paulo Henrique Costa da presidência do BRB, por 60 dias, no âmbito da Operação Compliance Zero. A investigação apura supostos contratos fraudulentos envolvendo o Banco Master, agora liquidado pelo Banco Central. O diretor financeiro, Oswaldo Garcia Júnior, também foi afastado pelo mesmo período.
Ibaneis poderia indicar um presidente interino para os próximos dois meses ou um presidente efetivo. Ficou com a segunda opção e indicou Celso Eloi Cavalheiro, superintendente da Caixa Econômica Federal em Brasília.
Leia mais artigos desta coluna aqui
A oposição ao seu governo coleta assinaturas na Câmara Legislativa para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso, já que o BRB, em alinhamento com o governo do DF, tentou comprar o Banco Master neste ano. A transação foi vetada pelo BC.
Paulo Henrique Costa estava no cargo desde 2019, no primeiro mandato de Ibaneis, e se encontra neste momento nos Estados Unidos. Ele conversou rapidamente com o governador ao telefone na manhã desta terça-feira (18) e sinalizou que voltará ao Brasil.
Em nota, o BRB disse que “sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.”
O Banco Regional de Brasília esclareceu ainda que segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e preservando a segurança das operações, dos clientes, dos parceiros e de toda a sua estrutura operacional.
--
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Pagamentos do Banco Master vão drenar um terço da liquidez do FGC
3
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?
4
Falha na Cloudflare afeta internet e tira do ar sites como X e ChatGPT
5
Banco Master: FGC protege quem investiu dentro do teto, mas valores acima estão em risco